Repositório Digital

A- A A+

Jogo e aprendizagem : uma proposta de ação pedagógica

.

Jogo e aprendizagem : uma proposta de ação pedagógica

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Jogo e aprendizagem : uma proposta de ação pedagógica
Autor Medeiros, Cristiane Borges de
Orientador Pereira, Nilton Mullet
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Assunto Jogos pedagógicos
Prática pedagógica
Resumo Este trabalho é constituído por uma reflexão teórico prática sobre a função e a importância do jogo no processo de ensino aprendizagem e no desenvolvimento cognitivo, social e emocional da criança. Para as crianças, os jogos e brincadeiras estão repletos de desafios, experimentos e prazeres, trazendo em si a vivência de situações anteriormente vividas e a descoberta de novas possibilidades. O jogo permite que elas interajam, construam juntas a realidades vividas ou os objetos que passarão a fazer parte da sua trajetória e do seu mundo. Para realização deste trabalho foram realizadas pesquisas bibliográficas, utilizando principalmente os escritos de Adriana Friedmann (1996) e Tânia Fortuna (2000). A partir destas leituras percebi que os jogos influenciam não somente o aprendizado das crianças, mas também fazem com que elas se apropriem de regras indispensáveis para o convívio social. Além dos estudos de Friedmann, foram utilizados os dados colhidos durante a realização do meu estágio em uma turma de pré – escolar, composta por 13 alunos sendo 11 meninas e 2 meninos, na faixa etária de 5 anos, de uma escola municipal de ensino fundamental, no município de Três Cachoeiras. Através da relação entre a análise dos dados retirados de meu estágio e da revisão teórica realizada pude compreender que o jogo traz importantes contribuições para o desenvolvimento cognitivo e afetivo da criança. Construindo, transformando e desconstruindo, a criança expressa seu imaginário, seus problemas e permite aos educadores o diagnóstico de dificuldades, bem como o estimulo de sua imaginação, favorecendo seu desenvolvimento afetivo e intelectual. Desse modo o jogo pode ser entendido como uma atividade importante para a criança, pois coloca em movimento capacidades como a autonomia, a imaginação, a criatividade, a habilidade e a astúcia, entre outras.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/37661
Arquivos Descrição Formato
000821739.pdf (163.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.