Repositório Digital

A- A A+

Projetos de aprendizagem e uma nova concepção de conteúdo escolar

.

Projetos de aprendizagem e uma nova concepção de conteúdo escolar

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Projetos de aprendizagem e uma nova concepção de conteúdo escolar
Autor Boff, Luana de Oliveira
Orientador Carvalho, Marie Jane Soares
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Assunto Conteúdo curricular
Projeto pedagógico
Resumo A questão que desenvolve este trabalho de conclusão está relacionada diretamente à elaboração dos conteúdos escolares. Perguntamos: “Como o trabalho com Projetos de Aprendizagem possibilita uma nova concepção de conteúdo escolar?”. Os conceitos mais importantes são os conteúdos escolares, fundamentais para a aprendizagem dos alunos quando partem do interesse dos mesmos, e os Projetos de Aprendizagem, que possibilitam um trabalho desenvolvendo a autonomia e a responsabilidade dos alunos para com suas próprias aprendizagens. Com o propósito de definir mais claramente estes conceitos, passa-se a realizar uma pesquisa através de autores que os discutem, mas tendo como principal fundamentação a prática desenvolvida durante o estágio curricular com uma turma de 4ª série, neste trabalho surgem às inquietações que possibilitaram um aprofundamento nesta pesquisa. É possível deparar-se com diversas definições para os conteúdos escolares. Porém, quando estes são desenvolvidos, adequandose aos Projetos de Aprendizagem, e às reais necessidades dos alunos, tornam-se um meio importante para a aprendizagem dos mesmos. Através do trabalho com Projetos de Aprendizagem, os conteúdos passam a ser desenvolvidos de forma diferenciada, saindo do tradicional. Neste trabalho, não são mais os professores quem determinam quais os conteúdos mais relevantes para serem desenvolvidos. A listagem de conteúdos pré-estabelecidos no plano de trabalho, elaborada pelos professores, juntamente com a instituição de ensino que se inserem, desenvolvidos com a pretensão de alcançar os seus objetivos, passam a dar espaço a novos conteúdos, agora definidos pelos próprios alunos, de acordo com os seus Projetos de Aprendizagem. A questão que norteia esta pesquisa surgiu através de muitas experiências práticas, onde os conteúdos escolares eram sempre vistos como sendo os norteadores e os principais meios de ensino e aprendizagem. Nesta concepção, as necessidades dos alunos sempre deveriam se adaptar aos conteúdos abordados. Porém, através da prática desenvolvida com Projetos de Aprendizagem, esta concepção mudou, sendo que a partir desta proposta, passa-se a perceber que não há a necessidade de desenvolver conteúdos desvinculados, por serem considerados pelos professores como obrigatórios. Este trabalho possibilita que os próprios alunos determinem o que querem aprender, são eles quem definem os conteúdos mais importantes para sua aprendizagem e vão em busca de respostas para suas inquietações. Nesta proposta, são os conteúdos que se adaptam as necessidades dos educandos.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/37664
Arquivos Descrição Formato
000821782.pdf (4.258Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.