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Metodologia de projetos de aprendizagem : contribuições para o desenvolvimento da alfabetização e letramentos

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Metodologia de projetos de aprendizagem : contribuições para o desenvolvimento da alfabetização e letramentos

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Title Metodologia de projetos de aprendizagem : contribuições para o desenvolvimento da alfabetização e letramentos
Author Ribas, Luciane Bittencourt
Advisor Meinerz, Carla Beatriz
Date 2010
Level Graduation
Institution Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Subject Alfabetização
Letramento
Metodologia
Projeto pedagógico
[en] Literacies
[en] Literacy
[en] Methodology of learning projects
Abstract in Portuguese Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como tema central “Metodologia de Projetos de Aprendizagem: contribuições para o desenvolvimento da Alfabetização e Letramentos, que teve origem a partir das experiências obtidas com 16 alunos do 2º ano do Ensino Fundamental de 9 anos, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Fernando Ferrari, da zona rural de Três Cachoeiras, durante o estágio curricular supervisionado. Por considerar que a educação de nosso país permanece comprometida com as metodologias tradicionais de ensino, busquei a superação e o rompimento destes moldes através da tentativa de experienciar uma metodologia cujo foco está na aprendizagem, a Metodologia de Projetos de Aprendizagem. Por meio destas vivências fez-se possível a realização de estudos e análises sobre o processo de desenvolvimento da alfabetização e dos Letramentos dos alunos envolvidos, por meio das observações, das atividades realizadas, dos Projetos de Aprendizagens desenvolvidos, dos registros escritos dos alunos em distintos suportes, como por exemplo, no papel, no caderno e no Blog da Turma intitulado “Construindo Aprendizagens”. Tais registros serviram de base para a identificação dos estágios iniciais das crianças quanto as Hipóteses (Níveis Psicogenéticos) da alfabetização e também para constatação da superação destes. Trata-se de uma forma de evidenciar as conquistas quanto à apropriação da alfabetização, o aprimoramento dos letramentos e também a inserção dos alunos nas tecnologias da comunicação e informação, mais especificamente, a familiarização dos alunos com o computador, a internet e suas possibilidades. Em outras palavras, a pesquisa esteve apoiada nas análises dos materiais escritos produzidos pelos alunos, na identificação dos respectivos Níveis Psicogenéticos, nas observações realizadas na prática de estágio quanto à “leitura de mundo” e quanto à inserção das tecnologias da informação e comunicação no contexto das aprendizagens no cotidiano escolar. Apresentei algumas contribuições de Emília Ferreiro e Ana Teberosky, em especial sobre os estudos realizados por elas que foram fundamentados pelos subsídios da Teoria de Jean Piaget, segundo o qual a criança assume o papel ativo no aprendizado e tudo está centrado em como o sujeito aprende. Piaget deduziu mecanismos segundo os quais cada salto cognitivo depende de uma assimilação e de uma reacomodação dos esquemas internos, que em se tratando de alfabetização implica em construções e reconstruções a partir dos “erros”, que causam conflitos cognitivos pertinentes para a superação do estágio inicial, atingindo estágios superiores, e por sua vez, mais complexos. Também me vali de teóricos como: Moacir Gaddoti, Paulo Freire, Magda Soares, Nádie Christina Ferreira Machado, Léa da Cruz Fagundes, Beatriz Corso Magdalena e Iris Tempel Costa, entre outros, para embasar teoricamente os estudos, análises e reflexões explícitas neste Trabalho de Conclusão de Curso, abordando a eficácia da Metodologia de Projetos de Aprendizagem para a conquista da alfabetização e para o desenvolvimento dos letramentos. Torna-se, portanto pertinente enfatizar que não se trata de generalizações, mas de estudos, análises e reflexões em contexto específico.
Abstract This work Completion of course is focused on "Methodology of Learning Projects: contributions to the development of Literacy and Literacy, which originated from the experiences gathered from 16 students in the 2nd year of elementary school for nine years, the School Hall Primary Education Fernando Ferrari, of rural Three Waterfalls, during supervised probation. Considering that the education of our country remains committed to traditional teaching, I sought to overcome these molds and breaking through an attempt to experience a methodology whose focus is on learning, the Learning Project Methodology. Through these experiences made it possible to carry out studies and analysis on the process of literacy development and the Literacies of the students involved, through the observations of the activities, the Learning Projects developed, written records of students in different brackets, eg, paper, notebook and Blog of the Class entitled "Building Learning." These records formed the basis for identifying the early stages of children as the Hypotheses (Levels psychogenetic) literacy and for verification of overcoming these. This is a way of highlighting the achievements on the appropriation of literacy and the improvement of literacy and also the inclusion of pupils in information and communication technologies, more specifically, students become familiar with the computer, the Internet and its possibilities. In other words, the research was supported by the analysis of written materials produced by students in identifying the respective levels psychogenetic, in remarks carried on stage as the practice of "reading the world" and with the insertion of information technology and communication in the context of learning in the classroom. Have made a few contributions from Emilia Ferreiro and Ana Teberosky, especially on the studies by which they were founded by grants from the theory of Jean Piaget, whereby the child takes an active role in learning and everything is centered on how the individual learns. Piaget deduced mechanisms by which each step depends on a cognitive assimilation and a rearrangement of internal schemas, that when it comes to literacy implies constructions and reconstructions from the "mistakes" that cause cognitive conflicts relevant to overcome the initial stage reaching higher stages, and in turn, more complex. I also validate the theoretical as Moacir Gaddoti, Paulo Freire, Magda Soares, Nadie Christina Ferreira Machado, Léa da Cruz Fagundes, Beatriz Magdalena Corso and Iris Tempel Costa, among others, to explain theoretically the studies, analysis and reflection explicit in this work Completion of course, about the efficacy of Project Learning Methodology for the achievement of literacy and the development of literacy. It is therefore pertinent to emphasize that this is not about generalizations, but for studies, analysis and reflections on the specific context.
Type Work completion of graduation
URI http://hdl.handle.net/10183/37665
Files Description Format View
000821783.pdf (701.6Kb) Texto completo Adobe PDF View/Open

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