Repositório Digital

A- A A+

Experiência docente envolvendo a ludicidade na educação infantil

.

Experiência docente envolvendo a ludicidade na educação infantil

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Experiência docente envolvendo a ludicidade na educação infantil
Autor Cardoso, Marli Margarete Alves
Orientador Meinerz, Carla Beatriz
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Assunto Aprendizagem
Educação infantil
Jogos pedagógicos
Projeto pedagógico
Resumo Este trabalho teve como objetivo analisar as contribuições do lúdico na educação infantil, assim como a experiência docente envolvendo a ludicidade e avançando como eixo estruturante central da aprendizagem, visando o desenvolvimento integral da criança em uma escola municipal de educação infantil no município de Itati. As atividades lúdicas e a contribuição desta na educação infantil, integrada nas diferentes áreas de conhecimento, tomam uma dimensão importantíssima e de grande valia para aprendizagem. Considerar o brincar como eixo fundamental do trabalho, significa compreender que através dele a criança estabelece vínculos entre o imaginário e o real. É através do brincar que ela reconstrói o mundo adulto de forma que seja capaz de ressignificá-lo. Tendo a possibilidade de trabalhar com a imaginação, a sua própria realidade é reconstruída pela fantasia ao mesmo tempo em que a fantasia constrói a realidade. A partir de análises e leituras aos referenciais teóricos de Freire, Piaget, Vygotsky, Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil, observações na rotina diária dos alunos de três a cinco anos na Escola Municipal de Educação Infantil Eloy Brusch, também a realização da prática de estágio docente, foi possível observar e refletir como se trabalha o processo lúdico na escola, assim como a possibilidade de inseri-los em todos os projetos construídos, para que dessa forma se efetive a aprendizagem, na qual a criança tenha a possibilidade de elaborar papéis e ao mesmo tempo exteriorizar o que pensa e vivencia.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/37666
Arquivos Descrição Formato
000821785.pdf (1.483Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.