Repositório Digital

A- A A+

“Avaliação através dos jogos”

.

“Avaliação através dos jogos”

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título “Avaliação através dos jogos”
Autor Freitas, Patrícia Barbosa de
Orientador Pereira, Nilton Mullet
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Assunto Avaliação
Construção do conhecimento
Jogos pedagógicos
Mediação
Resumo O presente trabalho de conclusão de curso tem como tema central a avaliação através de jogos, com o objetivo de buscar alternativas para tornar o processo avaliativo mais democrático e menos seletivo. Propondo um trabalho que levante hipóteses para a construção de uma avaliação onde o aluno sinta-se motivado a realizá-la. Tendo como principais contribuições teóricas autores como Hoffmann e Ferreira. A problematização surgiu durante a realização da prática pedagógica de estágio supervisionado com a turma do 4º ano de uma escola municipal de Três Cachoeiras. Com base nos registros semanais no pbworks e reflexões no portfólio de aprendizagem, surgiu à necessidade de um estudo mais específico do processo avaliativo, a partir desse estudo percebeu-se que existem possibilidades de proporcionar uma avaliação que respeite as diferenças e os saberes. Constatou-se que a mecanismos a serem avaliados durante os jogos que os alunos são propostos a realizarem e que através destes, o professor além de propor aulas lúdicas, atrativas, estará possibilitando novas descobertas, estimulando a criatividade e a curiosidade das crianças, contribuindo no processo de construção do conhecimento.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/37667
Arquivos Descrição Formato
000821793.pdf (257.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.