Digital Repository

A- A A+

PCNs no contexto da educação infantil : relações possíveis entre papel do professor, currículo e brincadeira

DSpace/Manakin Repository

PCNs no contexto da educação infantil : relações possíveis entre papel do professor, currículo e brincadeira

Show full item record

Statistics

Title PCNs no contexto da educação infantil : relações possíveis entre papel do professor, currículo e brincadeira
Author Aguiar, Patrícia Pereira Lippert
Advisor Pereira, Nilton Mullet
Date 2010
Level Graduation
Institution Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Subject Brincadeira
Currículo
Educação infantil
Mediação
Portador de deficiência
Abstract in Portuguese O presente trabalho tem como tema central, PCNs no contexto da Educação Infantil: relações possíveis entre papel do professor, currículo e brincadeira. Trata-se de uma reflexão teórico prática, baseada na análise do trabalho na Educação Infantil, enfatizando o papel do professor como mediador no processo ensino-aprendizagem, o Currículo na Educação Infantil e a importância da brincadeira no espaço escolar. O principal objetivo foi investigar a educação infantil, como parte de uma política educacional, que influencia a atuação profissional, o currículo, a brincadeira e conseqüentemente a aprendizagem das crianças. Para esclarecer tais questões, buscou-se as contribuições de Almeida, Casarin, Cerqueira, Craidy, Kaercher, Negrine e Vectore. O estudo apoiou-se na realização da prática pedagógica de estágio supervisionado, desenvolvida com uma turma de maternal, com alunos entre um a três anos, de uma escola particular de educação infantil localizada na cidade de Três Cachoeiras, e consequentemente, nos registros das reflexões diárias no diário de classe, bem como, nos registros semanais no portfólio de aprendizagens. A partir da relação teoria e prática observou-se a importância dos conceitos abordados, sendo possível, evidenciar a Educação Infantil como uma etapa de ensino de fundamental importância para a promoção do exercício da cidadania, bem como, para o pleno desenvolvimento das crianças.
Type Work completion of graduation
URI http://hdl.handle.net/10183/37668
Files Description Format View
000821795.pdf (286.5Kb) Texto completo Adobe PDF View/Open

This item is licensed under a Creative Commons License

This item appears in the following Collection(s)


Show full item record

Browse



  • The author is the owner of the copyrights of the documents available in this repository and is prohibited under the law, the marketing of any kind without prior authorization.
    Graphic design by Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.