Repositório Digital

A- A A+

PCNs no contexto da educação infantil : relações possíveis entre papel do professor, currículo e brincadeira

.

PCNs no contexto da educação infantil : relações possíveis entre papel do professor, currículo e brincadeira

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título PCNs no contexto da educação infantil : relações possíveis entre papel do professor, currículo e brincadeira
Autor Aguiar, Patrícia Pereira Lippert
Orientador Pereira, Nilton Mullet
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Assunto Brincadeira
Currículo
Educação infantil
Mediação
Portador de deficiência
Resumo O presente trabalho tem como tema central, PCNs no contexto da Educação Infantil: relações possíveis entre papel do professor, currículo e brincadeira. Trata-se de uma reflexão teórico prática, baseada na análise do trabalho na Educação Infantil, enfatizando o papel do professor como mediador no processo ensino-aprendizagem, o Currículo na Educação Infantil e a importância da brincadeira no espaço escolar. O principal objetivo foi investigar a educação infantil, como parte de uma política educacional, que influencia a atuação profissional, o currículo, a brincadeira e conseqüentemente a aprendizagem das crianças. Para esclarecer tais questões, buscou-se as contribuições de Almeida, Casarin, Cerqueira, Craidy, Kaercher, Negrine e Vectore. O estudo apoiou-se na realização da prática pedagógica de estágio supervisionado, desenvolvida com uma turma de maternal, com alunos entre um a três anos, de uma escola particular de educação infantil localizada na cidade de Três Cachoeiras, e consequentemente, nos registros das reflexões diárias no diário de classe, bem como, nos registros semanais no portfólio de aprendizagens. A partir da relação teoria e prática observou-se a importância dos conceitos abordados, sendo possível, evidenciar a Educação Infantil como uma etapa de ensino de fundamental importância para a promoção do exercício da cidadania, bem como, para o pleno desenvolvimento das crianças.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/37668
Arquivos Descrição Formato
000821795.pdf (286.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.