Repositório Digital

A- A A+

A Internet e a educação : uma nova estratégia de aprendizagem

.

A Internet e a educação : uma nova estratégia de aprendizagem

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A Internet e a educação : uma nova estratégia de aprendizagem
Autor Cardoso, Rosimeri Hertzog
Orientador Pereira, Nilton Mullet
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Assunto Cibercultura
Computador na educação
Interação
Internet
Tecnologia da informação
Resumo A presente monografia busca evidenciar a inserção das novas tecnologias de informação e comunicação, especificamente o uso do computador e da internet na educação, onde o trabalho em rede apresenta-se como espaço de interação, diálogo e aprendizagens múltiplas, pois o ciberespaço proporciona a construção do conhecimento além dos muros escolares. A partir da problematização “O uso da internet como rede de relacionamentos e espaços de dialogicidade para séries iniciais”, meu principal objetivo é contribuir para a formação de sujeitos críticos, reflexivos, dialógicos, capaz de exercer sua autonomia, tornando-se protagonista de sua história mediante a reflexão que faz de si e do outro. A oportunidade de ser autor e co-autor pela interação estabelecida no ciberespaço traz à tona novas reflexões a cerca de nossas concepções e conseqüentemente uma nova forma de construirmos o conhecimento individual e coletivo. Assim, para validar a presente pesquisa, busquei embasamento na teoria construtivista defendida por Freire (1996), Magdalena e Costa (2003), Ramal (2009), Soares (2002), entre outros, que acreditam como eu na potencialidade diversificada de saberes oferecida no ciberespaço, onde professor e aluno são constantes aprendizes tecnológicos, ideológicos e dialógicos, capazes de construir e reconstruir saberes significativos na reciprocidade. Esta concepção, também está embasada nas aprendizagens construídas ao longo do curso de Licenciatura em Pedagogia da UFRGS, na relação com colegas, tutores e professores, bem como na minha pequena experiência docente e na prática do estágio curricular, onde a metodologia desenvolvida seguiu a visão construtivista na forma de ensinar e aprender, utilizando o computador e a internet como ferramenta pedagógica para contribuir na aprendizagem significativa dos alunos, os quais demonstraram um posicionamento mais crítico, reflexivo e autônomo, a partir das atividades desenvolvidas fazendo uso das comunidades virtuais, como o Blog de aprendizagens coletivo que construímos durante esse mesmo período.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/37669
Arquivos Descrição Formato
000821799.pdf (176.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.