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dc.contributor.advisorCarvalho, Marie Jane Soarespt_BR
dc.contributor.authorJorge, Simone Luci Raupppt_BR
dc.date.accessioned2012-03-21T01:21:04Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/37672pt_BR
dc.description.abstractO trabalho tem como objetivo identificar as contribuições dos Projetos de Aprendizagem com o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação no desenvolvimento da leitura e da escrita. Para alcançar esse propósito, recorri aos postulados de Magda Soares (2003) em torno dos conceitos de leitura e escrita. Para a autora a leitura é um processo complexo que compreende a interpretação das significações de um texto e o sentido figurado deste; e a escrita é um processo de expressão e comunicação de idéias que utiliza estratégias para organizar o pensamento mostrando algo que se deseja. Tais tecnologias são processos complexos que compreendem a vivência do sujeito em diferentes práticas letradas marcadas por uma função interacional. Os Projetos de Aprendizagem é uma proposta metodológica de projetos de pesquisa que partem da curiosidade e indagações dos alunos, conhecimento materializado nos registros realizados em blogs. Esta pesquisa é resultado da reflexão e análise da experiência de aplicação dos Projetos de Aprendizagem numa turma de alunos de 3º ano, composta por 27 alunos, na faixa etária entre 7 e 8 anos, do ensino fundamental realizada durante o estágio curricular. Os dados utilizados na pesquisa abarcam os registros produzidos pelos grupos de alunos nas diferentes etapas dos Projetos de Aprendizagem. As análises apontam que nesse processo, a leitura é fundamental, pois a pesquisa se desenrola a partir da busca de materiais, dados, informações, encontradas principalmente na internet. Essa leitura envolve também vídeos e imagens, colocando o aluno em contato com uma variedade de textos (escritos ou não) que vão além daqueles utilizados com freqüência na escola. O que orienta a leitura é a pergunta norteadora motivando o aluno a vivenciar diferentes práticas de leitura. A experiência com diferentes tipos de leitura conduz o aluno a perceber estratégias que ele pode empregar quando produz seus textos. A experiência com Projetos de Aprendizagem exige a produção de diferentes tipos de texto, ou seja, são textos com objetivos, conteúdos e interlocutores variados, possibilitando aos alunos um aprimoramento das práticas de escrita. Isso evidencia a inter-relação entre leitura e escrita. A metodologia dos Projetos de Aprendizagem dá a possibilidade de vivenciar pelas inúmeras leituras que o aluno realiza diferentes estratégias de escrita que passam a se manifestar nos textos que eles escrevem. Além disso, a busca de conhecimentos variados ajuda o aluno a ter leitura variada também. Portanto, a leitura e a escrita se complementam e se relacionam entre si. Os Projetos de Aprendizagem representam uma possibilidade de contribuir para o aprimoramento da leitura e da escrita como práticas sociais, esse aprimoramento, favorece e altera a forma de viver num mundo letrado. Aprender a ler e a compreender o que está lendo, da mesma forma que aprender a transmitir, pela escrita, uma mensagem desejada é parte fundamental, hoje, na formação de um indivíduo que deseja tornar-se uma pessoa mais articulada para posicionar-se e persuadir.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProjeto pedagógicopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.titleProjetos de aprendizagem : uma proposta de aprimoramento na leitura e escritapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000821804pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localTrês Cachoeiras, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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