Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMeinerz, Carla Beatrizpt_BR
dc.contributor.authorMengue, Tanara Justopt_BR
dc.date.accessioned2012-03-21T01:21:04Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/37673pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa tem como tema a poesia como suporte na formação de leitores e escritores. Traçou-se como problema, como a poesia auxilia os alunos dos anos iniciais a se tornarem leitores e escritores? Conclui-se que ela deve estar presente no cotidiano escolar. O trabalho apresenta argumentações teóricas, como conceitualização e relação entre poesia e poema, a história da poesia infantil no Brasil e sua relação na família e na escola. Assim, tem-se o suporte de autores como Fanny Abramovich, Roseana Ziberman, Maria Bordini, Luis Camargo, Nelly Coelho, dentre outros. Da mesma forma, para tornar concreto este estudo, foi realizado a análise da literatura poética na prática pedagógica de Estágio Curricular com os alunos do quinto ano do ensino fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Fernando Ferrari, avaliando como se dá a relação da criança com a poesia. Demonstrou-se que o hábito da leitura poética, iniciado desde pequeno, no âmbito familiar, social e principalmente escolar, quando envolve as crianças no processo, desperta diversos interesses, emoções como tristeza, raiva, alegria, desejo, gosto, etc., o seu mundo torna-se mais alegre e transforma a fantasia em realidade, expressando sua visão de mundo. Além disso, leva a novas descobertas, invencionices, criatividade e novos conhecimentos, os quais se destacam em escritas. Percebe-se também que a poesia contribui para o desenvolvimento da oralidade da criança. Assim, destaca-se a importância de o educador levar a poesia ao encontro do aluno, conhecendo-a, sendo motivador do hábito da leitura, transmitindo interesses, sabendo o assunto de curiosidade da turma. O jogo lúdico produzido a partir das rimas e do ritmo precisa dar prazer. As imagens, contribuem e despertam a imaginação, levando-os a mergulhar na fantasia, bem como reflexão e ampliação de sua visão da realidade e ideias. O educador é o espelho para seus alunos e suas ações podem ser copiadas pelos mesmos, então se o professor não ler, consequentemente seus alunos não serão leitores. Privar o aluno deste contato atrativo e prazeroso estará reduzindo as possibilidades de criação e crescimento da criança, uma vez que esta forma de arte é imprescindível a sua formação. A ligação da criança com a poesia ainda é forte, e o educador pode abrir as portas deste mundo tão encantador, deixando os alunos fascinados e sedentos por novas leituras. A literatura poética auxilia na formação de crianças leitoras e consequentemente escritores, ensinando-lhes o caminho do ser.pt_BR
dc.description.abstractThis research theme is poetry as an aid in the formation of readers and writers. The problem was traced, what poetry helps students of the early years to become readers and writers? Therefore, it should be present in the classroom. The paper presents theoretical arguments, as conceptualization and the relationship between poetry and poem, the history of children's poetry in Brazil and its relationship to family and in the school. Thus, supported by authors such as Fanny Abramovich, Roseana Ziberman, Maria Bordini, Luis Camargo, Nelly Coelho, and others. Likewise, to make concrete this study was curried out the analyze the poetic literature in teaching practice of the probation with students of the fifth grade of the elementary school of the “Escola Municipal de Ensino Fundamental Fernando Ferrari, assessing how is the child's relationship with poetry. Showing that the habit of the poetic reading, starting from childhood, in family, social and especially educational scope when it involves children in the process, raises several concerns, emotions such as sadness, anger, joy, desire, taste, etc., his/her world becomes more joyful and transforms fantasy into reality, demonstrating his/her world view. Moreover, it leads to new discoveries, inventions, creativity and new knowledge which stand out in writing. It is also evident that poetry contributes to the development of oral language of children. Thus, highlights the importance of the educator to bring poetry to meet the student, knowing, and motivating the habit of reading, broadcasting interests, knowing the subject of curiosity in the class. The game play produced from the rhyme and rhythm must give pleasure. The images, help and inspire the imagination, causing them to plunge into fantasy, as well as reflection and magnification of your view of reality and ideas. The educator is the mirror for his students and their actions can be copied by them, so if the teacher does not read, therefore students are not readers. Depriving the student of this contact will be attractive and pleasurable reducing the opportunities for development and growth of the child, since this form of art is essential to its formation. The connection in the child and the poetry is still strong, and the teacher can open the doors of this of this lovely world, leaving the students fascinated and thirsty by new realings. The poetic literature helps in the formation of children readers and consequently writers, teaching them the way of being.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPoetryen
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectReadingen
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectWritingen
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectReader formationen
dc.subjectLeitorpt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.titleA Poesia na formação de leitores e escritorespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000821807pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localTrês Cachoeiras, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples