Repositório Digital

A- A A+

A Afetividade nas práticas pedagógicas

.

A Afetividade nas práticas pedagógicas

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A Afetividade nas práticas pedagógicas
Autor Menger, Elaine Maria Chaves
Orientador Meinerz, Carla Beatriz
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Assunto Afetividade
Escola
Prática pedagógica
Relação aluno-colega
Relação professor-aluno
Resumo O presente trabalho, desenvolvido como conclusão do curso de Pedagogia a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tem por objetivo apresentar os estudos realizados sobre a afetividade nas práticas pedagógicas construídas através das relações professor-aluno, aluno-aluno e aluno-objeto de aprendizagem. A questão central da investigação é: “Como as relações afetivas contribuem ou dificultam no processo de ensino e aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental”. Reflete-se a temática a partir da experiência vivida na prática do estágio curricular com uma turma do 4º ano do ensino fundamental da rede pública, com embasamento teórico fundamentado especialmente nos trabalhos de Alícia Fernández e Paulo Freire. Sendo o afeto fundamental para a vida, em todas as suas fases e de todas as formas, os estudos destacam a importância dos vínculos afetivos no processo de ensino-aprendizagem e do papel do professor em manter-se atento para os vários aspectos de afeto estabelecido em sala de aula. Defende-se a afetividade como motor da aprendizagem, na medida em que considera a criança na interação com os colegas, com o professor e com os objetos de sua aprendizagem. Assim busquei compreender melhor sobre este sentimento e suas contribuições no processo de ensino. Portanto, passo a considerar que a afetividade é imprescindível no momento da aprendizagem, servindo para o desenvolvimento e evolução do aluno de forma global, onde o professor, sensível a este aspecto, propiciará a construção de conhecimentos por meio de uma atuação mais comprometida, ativa, criativa e crítica, preocupando-se constantemente em aproximar-se de seus alunos, conhecendo-os e proporcionando aos mesmos, tarefas de acordo com suas necessidades individuais, ajudando-os mutuamente a sentirem-se valorizados e importantes.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/37717
Arquivos Descrição Formato
000821712.pdf (893.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.