Repositório Digital

A- A A+

Alfabetização e letramento

.

Alfabetização e letramento

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Alfabetização e letramento
Autor Lazzarotto, Eliane Fátima Serena
Orientador Carvalho, Marie Jane Soares
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Assunto Alfabetização
Letramento
[es] Alfabetización
[es] Letramiento
Resumo O presente trabalho tem por tema central Alfabetização e Letramento. É de extrema importância para o professor (a) que trabalha nos anos iniciais do Ensino Fundamental dominar os conceitos de Alfabetização e Letramento, e entender como o letramento acontece nas atividades em sala de aula com seus alunos na medida em que estes se alfabetizam. Alfabetização e Letramento se somam. Um é dar condições ao sujeito de ser capaz de ler, (decodificar) e escrever (codificar) além de fazer uso adequado da língua escrita, significa orientar a criança para o domínio da tecnologia da escrita. O outro é resultado da ação de ensinar ou de aprender a ler e a escrever, levando o aluno ao exercício das práticas sociais de leitura e de escrita, finalidade maior da educação. O objetivo geral de pesquisa é identificar as diferenças entre Alfabetização e Letramento, dos alunos do 2º ano das séries iniciais do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Educação Básica Governador Jorge Lacerda, Município de Torres/RS, além de contextualizar conceitos e a historicidade desses na educação brasileira. Esta pesquisa tem caráter descritivo, qualitativo e participativo, da análise e interação com seis (6) educandos do 2º ano das séries iniciais do Ensino Fundamental.
Resumen El presente trabajo tiene la tematica Alfabetización y Letramiento. És de mucha importancia para el maestro o maestra que enseña en los años iniciales del Enseño Fundamental dominar los conceptos de Alfabetización y Letramiento, y entiender como el letramiento ocurre en las actividad em lãs classes con sus anlunos del acuerdo con qué esos sean alfabectizados. Alfabetización y Letramiento se unen. Uno és dar condiciones al sujeito para qué sea capaz de leer, (decodificar) y escribir (codificar) aunque de hacer uso adecuado de la lengua escrita, significa orientar el nino para el dominio de la tecnologia de la escrita. El outro es resultado de acción de enseñar o de aprender a leer y a escribir, llevando el alumno al exercicio de lãs práticas sociales de la lectura y de la escrita, finalidad major de la educación. El objetivo general dessa investigación es identificar lãs diferencias entre Alfabetización y Letramiento, de los alumnos del 2º año de lãs classes inicialies del Enseño Fundamental de la Escuela de Educación Básica Governador Jorge Lacerda, de la ciudad de Torres/ RS, además contextualizar conceptos y la hostoricidad desos em la educación brasileña. Esta investigación tiene caracter descriptivo, cualitativo y participativo del analises y interación con seis alumnos del 2º año das classes iniciales del enseño fundamental.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/37723
Arquivos Descrição Formato
000821750.pdf (562.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.