Repositório Digital

A- A A+

Os Avanços e as dificuldades da inclusão escolar de pessoas com necessidades educacionais especiais

.

Os Avanços e as dificuldades da inclusão escolar de pessoas com necessidades educacionais especiais

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Os Avanços e as dificuldades da inclusão escolar de pessoas com necessidades educacionais especiais
Autor Florencio, Josilene Quadros
Orientador Brabo, Gabriela Maria Barbosa
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Assunto Dificuldades de aprendizagem
Inclusão escolar
Portador de deficiência
Resumo Este trabalho, que tem como tema “Os avanços e as dificuldades da inclusão escolar de pessoas com necessidades educacionais especiais”, aborda a importância de as escolas, sob o novo paradigma inclusivo, adotarem novos métodos de ensino que priorizem o processo de aprendizagem de seus alunos, independente das dificuldades, potencialidades e limitações apresentadas por eles. A pesquisa traz como questão central: “Quais os fatores que contribuem para a marginalização dos alunos com necessidades especiais incluídos na rede regular de ensino?”. Como desdobramento dessa questão, há ainda algumas indagações sobre o tema que nortearam o trabalho: Como ocorre esse processo de inclusão nas escolas? Como as instituições de ensino estão sendo preparadas para receber esses alunos? Que modificações necessárias têm sido feitas para oferecer ensino de qualidades a esses alunos? Que tipo de qualificação os professores recebem para trabalhar com essas crianças? Este estudo se caracteriza por uma pesquisa de cunho qualitativo que procurou descrever e analisar a experiência vivenciada no estágio supervisionado relativo ao curso de graduação Licenciatura em Pedagogia, modalidade à distância, realizado com uma turma de pré-escola da Escola de Educação Infantil Madre Teresa. A referida pesquisa teve como foco um estudo de caso, apresentando como sujeito um aluno com necessidades educacionais especiais (dificuldades significativas de aprendizagem e coordenação motora), matriculado em uma turma de classe comum de uma instituição de ensino regular. Os instrumentos metodológicos utilizados foram os seguintes: a observação participante, o diário de campo e entrevistas semi-estruturadas com os envolvidos diretamente no processo educacional da criança (genitora do sujeito, professora titular da turma, diretor da escola e gestor municipal). O presente trabalho está fundamentado em autores de grande relevância neste tema, destacando alguns a seguir: Lev Semenovitch Vygotsky, Maria Teresa Eglér Mantoan e Rosita Edler Carvalho. Foram igualmente utilizados como material de pesquisa os documentos internacionais, legislação e as políticas nacionais referentes à Educação Especial em uma perspectiva inclusiva. Com base nos estudos, nas questões levantadas e nas práticas vivenciadas durante o estágio, constatou-se que, embora haja o apoio das leis e das políticas governamentais, o processo de inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais nas redes de ensino regular ainda se dá de forma lenta, na medida em que ainda há dificuldades de se encontrar um ambiente escolar preparado para acolher tais pessoas, com professores devidamente capacitados e um currículo adaptado que garanta o desenvolvimento social, pessoal e educacional das crianças com necessidades educacionais especiais.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/37727
Arquivos Descrição Formato
000821774.pdf (392.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.