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dc.contributor.advisorCarvalho, Marie Jane Soarespt_BR
dc.contributor.authorEvaldt, Liziani Schefferpt_BR
dc.date.accessioned2012-03-22T01:20:49Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/37729pt_BR
dc.description.abstractO que é Realidade do Aluno é o tema em discussão neste trabalho. Para elucidar esta questão inicialmente trata-se do conceito de realidade. A palavra realidade por ser utilizada freqüentemente na vida cotidiana raramente é questionada, tornando-se alvo de respostas baseadas em senso comum: “realidade é como o mundo é” ou “realidade é aquilo como as coisas são”. Entretanto, basta desacomodar questionando-se sobre o termo para perceber que realidade é um conceito complexo e que exige contextualização. De forma abrangente a realidade é considerada tudo o que envolve o real (seja concreto ou abstrato) e que pode ser representado pela linguagem. A realidade pode ser considerada não problemática (realidade cotidiana) ou problemática (realidade distante representada através da linguagem). Os embates discutidos no presente trabalho envolvem estes dois âmbitos da realidade possibilitando um novo olhar sobre a realidade do aluno antes defendida em meu ponto de vista apenas como o meio social onde o educando está inserido (realidade não problemática). Para realizar a análise sobre Realidade do Aluno utiliza-se entrevista com dez alunas de segundo ano de Magistério, dezessete professoras em sala de aula e nove professoras aposentadas, ambas de escolas públicas. As alunas entrevistadas demonstram dificuldade para conceituar Realidade do Aluno e as respostas apontam diretamente para o meio social onde o aluno vive. Quinze das dezessete professoras que estão em sala de aula afirmam que o tema em estudo implica unicamente no meio social onde o educando está inserido e duas delas ressaltam que a Realidade do Aluno não é somente o meio onde ele vive, mas também seus interesses que são influenciados pelas informações que ele recebe. Em relação aos professores aposentados percebe-se que o conceito de Realidade do Aluno é fortemente ligado ao meio familiar onde ele vive e que raramente discutia-se sobre a questão. Também foram analisados dados coletados durante meu estágio curricular desenvolvido em uma turma de primeiro ano de ensino fundamental de uma escola pública no município de Três Cachoeiras. Os resultados mostram que a Realidade do Aluno é entendida como o meio social onde ele está inserido. Entretanto, as experiências realizadas durante o estágio curricular com o desenvolvimento da arquitetura pedagógica de Projetos de Aprendizagem permitiram a desestruturação da certeza que eu possuía sobre Realidade do Aluno entendendo-a como o meio social na qual o mesmo está inserido, como por exemplo, a família e a comunidade. Quando oportunizei espaço para que meus alunos expusessem seus interesses e dúvidas surgiram muitas questões que eu considerava não fazerem parte de sua realidade de aluno, entre elas a pergunta norteadora do Projeto de Aprendizagem desenvolvido: “Como nascem os vulcões?” Em decorrência deste fato passei a me questionar: como trabalhar com um tema tão distante da realidade de meus alunos? A concepção de Realidade do Aluno descrita até o momento é abrangente o suficiente para permitir que eu considere o tema vulcões como algo que faz parte da realidade de meus alunos? As novas experiências desenvolvidas desestabilizaram velhas crenças e evidenciaram que a Realidade do Aluno é tudo o que faz parte de sua linguagem.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProjeto pedagógicopt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.titleRealidade do aluno : em busca de um novo olharpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000821779pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localTrês Cachoeiras, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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