Repositório Digital

A- A A+

Pedagogia de projeto na formação do indivíduo como ser social

.

Pedagogia de projeto na formação do indivíduo como ser social

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Pedagogia de projeto na formação do indivíduo como ser social
Autor Mancuso, Andréa de Moura
Orientador Reategui, Eliseo Berni
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Assunto Autonomia
Autoria
Interação
Resumo Este trabalho discorre sobre a Pedagogia de Projeto diferenciando-a das práticas transmissivas de ensino e associando-a à articulação dos saberes da escola com os saberes da vida. A pesquisa busca elucidar como a Pedagogia de Projeto pode contribuir na formação do indivíduo como ser social. Ao propor a reflexão sobre este processo, apresenta-se uma breve comparação com práticas transmissivas baseadas no empirismo e no apriorismo. Tais práticas se contrapõem ao construtivismo, o qual acredita que a aprendizagem só ocorre a partir dos conhecimentos prévios do aluno e de sua ação sobre o objeto em estudo, concebendo um novo conceito frente a novas informações e refletindo sobre elas. Desta forma a Pedagogia de Projeto é uma prática que leva o sujeito à construção da sua aprendizagem, usando como meio a investigação, a conscientização, a cooperação, a expressão, a autoria, a autonomia e a interação. A articulação dos saberes da escola com os saberes da vida acontece naturalmente, pois o tema surge a partir do interesse do aluno. Segundo Piaget (1986) o indivíduo, criança ou adulto, só se move interna ou externamente quando estimulado por uma necessidade ou interesse. A metodologia usada neste trabalho foi baseada em um estudo de caso realizado com três alunos. O estudo de caso foi elaborado a partir da observação dos sujeitos durante o estágio, registrando informações relevantes em um diário de campo. Os referenciais teóricos empregados foram de Jean Piaget, Fernando Becker, Fernando Hernández, Paulo Freire, entre outros. A partir da aplicação da Pedagogia de Projeto, constatou-se a mudança no comportamento e na expressão dos alunos em relação à preocupação com a cidade, com o bem da coletividade, com a busca de justificativas e soluções para problemas reais. Tais mudanças de comportamento demonstraram que os sujeitos desenvolveram consciência de sua realidade e se colocaram como atuantes neste processo de melhoria. Neste sentido, Hernández (1998) diz que o ensino tem por finalidade promover nos alunos a compreensão dos problemas investigados e compreender é ter a capacidade de ir além das informações. Assim, é possível concluir a partir deste trabalho que a Pedagogia de Projeto proporciona uma re-significação da postura pedagógica. Além disso, por exercitar a democracia, traz um resultado positivo na relação ensino-aprendizagem e na formação do indivíduo como ser social.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/37731
Arquivos Descrição Formato
000821820.pdf (245.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.