Repositório Digital

A- A A+

Projetos de aprendizagem : uma nova concepção do conceito de projeto

.

Projetos de aprendizagem : uma nova concepção do conceito de projeto

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Projetos de aprendizagem : uma nova concepção do conceito de projeto
Autor Model, Débora Scheffer
Orientador Carvalho, Marie Jane Soares
Co-orientador Machado, Juliana Brandão
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Assunto Construção do conhecimento
Projeto pedagógico
Resumo A prática de projetos, apesar de ser comum nos ambientes escolares, apresenta uma organização e resultados pouco discutidos e refletidos. “Projeto: um conceito singular?” é uma inquietação que surge a partir da prática de Projetos de Aprendizagem comparada a outras práticas de projetos já vivenciadas. Para tanto, apresenta-se as metodologias nas quais são estruturados e aplicados no ambiente escolar, principalmente os Projetos de Trabalho e os Projetos de Aprendizagem, destacando as peculiaridades de cada proposta. Comparando-os, procura mostrar as divergências entre a teoria apresentada e a prática vivenciada. Numa realidade escolar com poucos recursos didáticos e tecnológicos disponíveis e que é estruturada mediante conteúdos e projetos pré-estabelecidos, vivencia-se uma nova experiência em sala de aula, baseada na arquitetura pedagógica de Projetos de Aprendizagem. A pesquisa participante foi o procedimento de análise desta nova experiência, por meio da qual faz-se possível observar as características particulares desta metodologia. Os dados levantados estabelecem relações entre a proposta de trabalho a partir de projetos, abordada por Fernando Hernández e Léa Fagundes, apresenta similaridades e especifica as peculiaridades dos Projetos de Aprendizagem. Nos Projetos de Trabalho, o professor define o que os alunos podem aprender com os projetos, cujos temas, mesmo que partam de interesses dos alunos, são estruturados, sobretudo, na área das Ciências Naturais e Sociais. Por sua vez, a prática de projetos baseada em uma arquitetura pedagógica proporciona uma experiência em sala de aula, fundada no intuito de constituir uma relação precisa entre escola e interesses dos alunos. Os Projetos de Aprendizagem, ao apresentar singularidades em sua organização, estrutura e prática, estabelecem uma nova definição acerca do conceito de projeto, baseada na concepção de que a aprendizagem é uma construção autônoma. Uma metodologia organizada a partir dos interesses reais dos sujeitos de aprendizagem, que faz uso das Tecnologias da Informação e Comunicação como meio de socialização e construção do conhecimento. Metodologias diferentes podem apresentar na teoria aspectos comuns, mas a experiência mostra que a forma como são vivenciadas e planejadas as classifica como plurais em estrutura, aplicação e resultados. Os Projetos de Aprendizagem são considerados diferentes em estrutura, por abranger interesses dos alunos e propor a aprendizagem autônoma. Sua aplicação reestrutura a organização do currículo escolar, onde os conteúdos se adaptam ao projeto e, logo, às necessidades dos alunos. Os resultados consistem na prova de que a metodologia experimentada é tão clara e objetiva quanto à teoria que a apresenta. Consiste principalmente em oportunizar a todos os sujeitos de aprendizagem, aprender a aprender por toda a vida, num processo de descobertas capaz de transformar crianças em pesquisadores.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/37818
Arquivos Descrição Formato
000821722.pdf (1.975Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.