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dc.contributor.advisorCarvalho, Marie Jane Soarespt_BR
dc.contributor.authorModel, Débora Schefferpt_BR
dc.date.accessioned2012-03-23T01:20:52Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/37818pt_BR
dc.description.abstractA prática de projetos, apesar de ser comum nos ambientes escolares, apresenta uma organização e resultados pouco discutidos e refletidos. “Projeto: um conceito singular?” é uma inquietação que surge a partir da prática de Projetos de Aprendizagem comparada a outras práticas de projetos já vivenciadas. Para tanto, apresenta-se as metodologias nas quais são estruturados e aplicados no ambiente escolar, principalmente os Projetos de Trabalho e os Projetos de Aprendizagem, destacando as peculiaridades de cada proposta. Comparando-os, procura mostrar as divergências entre a teoria apresentada e a prática vivenciada. Numa realidade escolar com poucos recursos didáticos e tecnológicos disponíveis e que é estruturada mediante conteúdos e projetos pré-estabelecidos, vivencia-se uma nova experiência em sala de aula, baseada na arquitetura pedagógica de Projetos de Aprendizagem. A pesquisa participante foi o procedimento de análise desta nova experiência, por meio da qual faz-se possível observar as características particulares desta metodologia. Os dados levantados estabelecem relações entre a proposta de trabalho a partir de projetos, abordada por Fernando Hernández e Léa Fagundes, apresenta similaridades e especifica as peculiaridades dos Projetos de Aprendizagem. Nos Projetos de Trabalho, o professor define o que os alunos podem aprender com os projetos, cujos temas, mesmo que partam de interesses dos alunos, são estruturados, sobretudo, na área das Ciências Naturais e Sociais. Por sua vez, a prática de projetos baseada em uma arquitetura pedagógica proporciona uma experiência em sala de aula, fundada no intuito de constituir uma relação precisa entre escola e interesses dos alunos. Os Projetos de Aprendizagem, ao apresentar singularidades em sua organização, estrutura e prática, estabelecem uma nova definição acerca do conceito de projeto, baseada na concepção de que a aprendizagem é uma construção autônoma. Uma metodologia organizada a partir dos interesses reais dos sujeitos de aprendizagem, que faz uso das Tecnologias da Informação e Comunicação como meio de socialização e construção do conhecimento. Metodologias diferentes podem apresentar na teoria aspectos comuns, mas a experiência mostra que a forma como são vivenciadas e planejadas as classifica como plurais em estrutura, aplicação e resultados. Os Projetos de Aprendizagem são considerados diferentes em estrutura, por abranger interesses dos alunos e propor a aprendizagem autônoma. Sua aplicação reestrutura a organização do currículo escolar, onde os conteúdos se adaptam ao projeto e, logo, às necessidades dos alunos. Os resultados consistem na prova de que a metodologia experimentada é tão clara e objetiva quanto à teoria que a apresenta. Consiste principalmente em oportunizar a todos os sujeitos de aprendizagem, aprender a aprender por toda a vida, num processo de descobertas capaz de transformar crianças em pesquisadores.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProjeto pedagógicopt_BR
dc.subjectConstrução do conhecimentopt_BR
dc.titleProjetos de aprendizagem : uma nova concepção do conceito de projetopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coMachado, Juliana Brandãopt_BR
dc.identifier.nrb000821722pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localTrês Cachoeiras, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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