Repositório Digital

A- A A+

Síntese de calcogenoacetilenos catalisada por haletos de In III

.

Síntese de calcogenoacetilenos catalisada por haletos de In III

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Síntese de calcogenoacetilenos catalisada por haletos de In III
Autor Giovenardi, Rodrigo
Orientador Schneider, Paulo Henrique
Data 2011
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Química. Programa de Pós-Graduação em Química.
Assunto Calcogênio
Índio (iii)
Sintese organica
Resumo Neste trabalho foi desenvolvida uma nova metodologia para a síntese de calcogenoacetilenos. Para isto, foram utilizados haletos de índio III como catalisadores, uma base para ativar o alcino terminal e um dicalcogeneto de diorganoila. Foram avaliados diferentes haletos de índio; a saber, InCl3, InBr3 e InI3. Diferentes bases também foram testadas, sendo que a mais efetiva na promoção da reação foi o Cs2CO3. A quantidade de catalisador também foi avaliada, sendo que a que o melhor resultado foi observado quando 10 mol % de InCl3 foi empregada. Alem de testes com catalisadores e bases, foram realizados testes com diferentes solventes, e o solvente que se mostrou mais efetivo foi DMSO. A reação está mostrada abaixo, o mecanismo da mesma será elucidado no decorrer desta dissertação. Depois de otimizadas as condições reacionais, a metodologia foi estendida a diferentes disselenetos, um dissulfeto e um ditelureto, onde a reação apresentou bons rendimentos em geral. Os rendimentos obtidos com diferentes calcogênios foi na ordem S<Se<Te, o que pode ser explicado pela força de ligação S-S ser maior que Se-Se que é maior que Te-Te. A reação também foi extendida a grupos alquílicos, que reagiram bem tanto no lado do disseleneto quanto no lado do alcino. Por fim foi proposto um mecanismo evidenciado pelos resultados obtidos nos testes realizados. Onde pode ser explicado o efeito eletrônico da reação e o efeito do solvente, onde o DMSO foi escolhido como o melhor solvente para a reação.
Abstract A new approach for the one-pot synthesis of alkynyl chalcogenides, exemplified mainly by selenides, was developed in which dual activation of diorgano dichalcogenides and terminal acetylenes is achieved by using an indium(III) catalyst. The method has advantages of broad substrate scope, simple operation, mild reaction conditions, and good yields. A plausible reaction mechanism is proposed.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/37829
Arquivos Descrição Formato
000822950.pdf (3.313Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.