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dc.contributor.advisorFrança, Marcio Pezzinipt_BR
dc.contributor.authorBarbosa, Ana Paula Marquespt_BR
dc.date.accessioned2012-03-24T01:24:19Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/37919pt_BR
dc.description.abstractObjetivo: Descrever a prevalência de alterações fonoaudiológicas em crianças pré-escolares. Métodos: Foram utilizados os prontuários dos alunos regularmente matriculados na pré-escola de uma escola particular da cidade de Porto Alegre, durante os anos de 2009 e 2010. A amostra constituiu-se de 167 prontuários de crianças no ano em que completavam 5 e 6 anos. Foram descritos os dados quanto aos seguintes aspectos: idade, gênero, aleitamento materno, hábitos de sucção de mamadeira, chupeta e dedo, padrão respiratório, orelha média e interna, patologias associadas, padrão vocal e linguagem oral. Resultados: A mamadeira e a chupeta foram os hábitos orais mais comuns; 27,5% dos pré-escolares possuíam padrão respiratório oronasal; 28,8% apresentaram alteração de orelha média e 12,6% de orelha interna. Do total dos prontuários analisados, 38,4% evidenciaram algum tipo de alteração de linguagem e/ou motricidade orofacial. Conclusão: Constatou-se a necessidade de se instalar programas de monitoramento fonoaudiológico em pré-escolas, bem como, a validação de instrumentos de triagem fonoaudiológica escolar que contemple estes aspectos.pt_BR
dc.description.abstractPurpose: Retrospective description from pre-school children health records for speech and hearing disorders. Methods: Records from students enrolled at a Porto Alegre’s private preschool during 2009 and 2010 years were analyzed. The sample consisted by 167 records from the same year which they accomplished 5 and 6 years old. Data’s been described by age, gender, breastfeeding, bottle, pacifier and finger sucking habits, breathing pattern, middle and inner ear impairements, associated diseases, vocal pattern and oral language disorders. Results: The most common oral habits were bottle and pacifier sucking. 27,5% had oronasal breathing pattern. 28,8% had middle ear impairement and 12,6% had inner ear impairement. 38,4% had one or more kind of oral language disorder. Conclusions: Approached the need of speech, hearing and language monitoring programs into pre-schools, as well as screening tools validation which contemplates all of those aspects.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectScreeningen
dc.subjectLinguagem infantilpt_BR
dc.subjectEducational speech pathology and audiologyen
dc.subjectCrianças em idade pré-escolarpt_BR
dc.subjectPre-schoolen
dc.subjectSpeech and hearing disordersen
dc.titleAnálise de prontuários de pré-escolares quanto às alterações fonoaudiológicaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000823253pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Fonoaudiologia, ênfase em Infânciapt_BR


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