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Demandas fonoaudiológicas nas séries iniciais

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Demandas fonoaudiológicas nas séries iniciais

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Estatísticas

Título Demandas fonoaudiológicas nas séries iniciais
Autor Bandeira, Naiane Montenegro
Orientador França, Marcio Pezzini
Data 2011
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Especialização em Fonoaudiologia, ênfase em Infância.
Assunto Aprendizagem
Criancas : Escola
Linguagem infantil
[en] Education
[en] Learning
[en] Phonoaudiology
Resumo Objetivo: descrever a frequência dos eventos fonoaudiológicos numa população de estudantes das séries iniciais, encaminhados para avaliação fonoaudiológica escolar pelos seus professores regentes, após capacitação realizada. Métodos: Foram utilizados os prontuários de escolares matriculados do 1º ao 5º ano de uma escola pública da cidade de Porto Alegre, encaminhados no 1º semestre/2010. A amostra constituiu-se de 28 prontuários com dados relativos ao desenvolvimento da linguagem oral, motricidade orofacial, leitura e escrita. Resultados: Os dados apontam alta frequência nas variáveis vedamento labial (46,4%) e desvio fonético (42,9%). Conclusão: Foi possível descrever os eventos fonoaudiológicos na população estudada e destaca-se o importante papel que o fonoaudiólogo escolar realiza no assessoramento da equipe de orientação escolar, além do acompanhamento que permite minimizar dificuldades de aprendizagem e comunicação.
Abstract Purpose: to describe the frequency of phono-audiological events in a population of elementary school pupils, attending the initial series. These children had been referred for phono-audiological evaluation by their classroom teachers, after their capacitation was accomplished. Methods: we reviewed the records from students enrolled in a public school (1st to 5th grade); they were sent to us during the 1st semester of 2010. The sample was assembled from 28 records which included data on development of oral language, oro-facial motricity, reading and writing abilities. Results: the figures show a high frequency of two variables: lip closure (46.4%) and phonetic deviation (42.9%). Conclusion: It was possible to describe the events in the population studied speech therapy; a resident phonoaudiologist (speech and hearing therapist) provides important counseling for the educational and vocational guidance unit; the therapist also undertakes follow-up activities to assist in the reduction of learning and communication disturbances.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/37929
Arquivos Descrição Formato
000823914.pdf (108.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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