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dc.contributor.advisorFrança, Marcio Pezzinipt_BR
dc.contributor.authorBandeira, Naiane Montenegropt_BR
dc.date.accessioned2012-03-24T01:24:25Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/37929pt_BR
dc.description.abstractObjetivo: descrever a frequência dos eventos fonoaudiológicos numa população de estudantes das séries iniciais, encaminhados para avaliação fonoaudiológica escolar pelos seus professores regentes, após capacitação realizada. Métodos: Foram utilizados os prontuários de escolares matriculados do 1º ao 5º ano de uma escola pública da cidade de Porto Alegre, encaminhados no 1º semestre/2010. A amostra constituiu-se de 28 prontuários com dados relativos ao desenvolvimento da linguagem oral, motricidade orofacial, leitura e escrita. Resultados: Os dados apontam alta frequência nas variáveis vedamento labial (46,4%) e desvio fonético (42,9%). Conclusão: Foi possível descrever os eventos fonoaudiológicos na população estudada e destaca-se o importante papel que o fonoaudiólogo escolar realiza no assessoramento da equipe de orientação escolar, além do acompanhamento que permite minimizar dificuldades de aprendizagem e comunicação.pt_BR
dc.description.abstractPurpose: to describe the frequency of phono-audiological events in a population of elementary school pupils, attending the initial series. These children had been referred for phono-audiological evaluation by their classroom teachers, after their capacitation was accomplished. Methods: we reviewed the records from students enrolled in a public school (1st to 5th grade); they were sent to us during the 1st semester of 2010. The sample was assembled from 28 records which included data on development of oral language, oro-facial motricity, reading and writing abilities. Results: the figures show a high frequency of two variables: lip closure (46.4%) and phonetic deviation (42.9%). Conclusion: It was possible to describe the events in the population studied speech therapy; a resident phonoaudiologist (speech and hearing therapist) provides important counseling for the educational and vocational guidance unit; the therapist also undertakes follow-up activities to assist in the reduction of learning and communication disturbances.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPhonoaudiologyen
dc.subjectLinguagem infantilpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectLearningen
dc.subjectCriancas : Escolapt_BR
dc.titleDemandas fonoaudiológicas nas séries iniciaispt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000823914pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Fonoaudiologia, ênfase em Infânciapt_BR


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