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O currículo do Proeja do IFRS-campus Bento Gonçalves: o dito e o feito

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O currículo do Proeja do IFRS-campus Bento Gonçalves: o dito e o feito

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Título O currículo do Proeja do IFRS-campus Bento Gonçalves: o dito e o feito
Autor Crizel, Lilian Escandiel
Orientador Del Pino, Jose Claudio
Data 2011
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Química. Programa de Pós-Graduação em Química.
Assunto Currículo : Avaliação
Ensino de quimica
PROEJA
Resumo Esta Dissertação tem como objetivo geral analisar o currículo do curso técnico em comércio - PROEJA do IFRS- Campus Bento Gonçalves com a finalidade de entender como o ele foi construído, e de que forma está ocorrendo a integração entre as disciplinas do curso, além de pesquisar como o professor da disciplina de Química está adaptando sua prática pedagógica as necessidades dos educandos. A pesquisa foi realizada com duas turmas de educandos do PROEJA, um professor de Química. A pesquisa empírica, de cunho qualitativo, envolveu a aplicação de questionários com os educandos e o professor, observação de aulas com registro escrito e análise dos documentos do currículo. A análise do material coletado foi realizada tendo como suporte teórico a base legal da EJA, Educação Profissional e Educação básica, assim como os decretos do PROEJA e o Documento Base , obras de Paulo Freire; e outros autores para pensar o currículo integrado. A interlocução do material empírico com estas teorias apontam que o currículo integrado do PROEJA do Campus Bento Gonçalves ainda está em construção e segundo a ótica dos educandos na disciplina de Química ainda não ocorre efetivamente.
Abstract The general objective of this Paper in this study is aimed at analyzing the curriculum at the technical course on trade - PROEJA at IFRS - Bento Gonçalves Campus, with the purpose of understanding how it was developed, and how the integration is occurring between the disciplines of the course, as well as researching how the Chemistry subject teachers are adapting their pedagogical practice to students' needs. The research was carried out with two classes of PROEJA students, one chemistry teacher. The empirical, qualitative research involved the application of questionnaires to students and the teacher, class observation with written records and the analysis of the curriculum documents. The analysis of the material collected was done with the theoretical support of the legal basis of EJA, Professional Education and Basic Education, as well as PROEJA decrees and the Base Document, works by Paulo Freire; and other authors to reflect upon the integrated curriculum. The interlocution of the empirical material with those theories point out that the PROEJA integrated curriculum at the Bento Gonçalves Campus is still under construction and, from the point of view of the students in Chemistry, does not occur effectively yet.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/37934
Arquivos Descrição Formato
000823316.pdf (2.636Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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