Repositório Digital

A- A A+

Capital social : importante instrumento potencializador do desenvolvimento rural tendo por base a agricultura familiar

.

Capital social : importante instrumento potencializador do desenvolvimento rural tendo por base a agricultura familiar

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Capital social : importante instrumento potencializador do desenvolvimento rural tendo por base a agricultura familiar
Autor Pereira, Adiene dos Santos
Orientador Andreatta, Tanice
Co-orientador Oliveira, Daniela
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Tecnólogo em Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural a Distância.
Assunto Agricultura familiar
Capital social
Desenvolvimento rural
[en] Desarrollo rural
[en] El capital
[en] La agricultura familiar
Resumo O Desenvolvimento Rural está diretamente relacionado à implementação de políticas públicas para superação de desafios através de investimentos econômicos como também, aplicação tecnológica e a promoção do aumento do capital social dentro das comunidades rurais. Para tal, este trabalho consiste em uma revisão bibliográfica e tem o condão de analisar as características do capital social relacionadas ao desenvolvimento rural. Busca-se também destacar relacionar as potencialidades do capital social como um dos componentes relevantes e capaz de alavancar o desenvolvimento rural. Neste sentido, a agricultura familiar é a base para os modelos que apontam os caminhos alternativos em relação à economia tradicional, orientada não apenas em alcançar resultados de produtividade esperados no mercado capitalista. A agricultura familiar também se apresenta como uma prática eficaz e contribui no contexto da economia solidária, da inclusão social e da diminuição das desigualdades. Assim ela contribui para o desenvolvimento rural dentro dos princípios definidos pela confiança, solidariedade, cooperação e participação política dos cidadãos que potencializam sua participação direta na elaboração dessas de políticas públicas, a fim de que se tornem eficazes para o desenvolvimento de suas comunidades.
Resumen El desarrollo rural está directamente relacionada com implementación de políticas públicas para superar desafíos a través de inversiones económicas y, tecnología de aplicación y promoción de la ampliación de capital social en las comunidades rurales. Para ello, este revisión tiene la capacidad para analizar características de capital relacionadas con El desarrollo rural, especialmente en el desarrollo de el potencial del capital social rural como uno de componentes relevantes para este desarrollo. La agricultura familiar es la base para los modelos que enlazan caminos alternativos para la economia tradicionales, dirigida no sólo para lograr resultados espera que la productividad en el mercado capitalista, pero se presenta como una práctica efectiva para la economia la solidaridad, la inclusión social, reducción de las desigualdades y el desarrollo rural dentro de los princípios definido por la confianza, la solidaridad, la cooperación y la participación política de los ciudadanos que mejoren su participación directa en la preparación de la política pública, para que sean eficaces para desarrollo de sus comunidades.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/38140
Arquivos Descrição Formato
000821654.pdf (144.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.