Repositório Digital

A- A A+

A constituição da identidade de agricultores e agricultoras : um olhar sobre os livros didáticos

.

A constituição da identidade de agricultores e agricultoras : um olhar sobre os livros didáticos

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A constituição da identidade de agricultores e agricultoras : um olhar sobre os livros didáticos
Autor Rodrigues, Denise Barbosa
Orientador Tonin, Cléia Margarete Macedo da Costa
Co-orientador Ramos, João Daniel Dorneles
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Tecnólogo em Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural a Distância.
Assunto Agricultores
Desenvolvimento rural
Identidade social
Interação social
Livro didático
[en] Education in the country
[en] Identity
[en] Textbook
Resumo O presente trabalho busca analisar a constituição da identidade de agricultoras e agricultores através das representações que lhes são atribuídas, de modo especial pelos livros didáticos. Para isso, inicialmente é realizado a análise do município e local ao entorno dos atores envolvidos, buscando compreender a relação entre a realidade e a representação sobre o agricultor e o rural que são projetados nos livros. Posteriormente, é realizada a análise do livro de geografia da 3ª série do Ensino Fundamental que pertence à coleção Geografia para Crianças. Durante o trabalho, observei que o livro estudado apresenta abordagens ao rural e seus atores, mas que não são condizentes com os fatores locais, o que gera na escola de estudo o desenvolvimento de Projetos de Aprendizagem.
Abstract This work seeks to analyze the Constitution of identity of the farmers through their activities and specially from the books. This analysis was initially conducted in the surroundings where they live looking for understand the relationship between reality and what the books say. Thus, the analysis was mode mainly from the book of geography of the 3rd series of elementary school that belongs to the collection Geography for kids. During the work the book studied presents approaches of rural life and its actors, but that was not consistent with the local factors, resulting in a development of learning projects.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/38145
Arquivos Descrição Formato
000819804.pdf (6.596Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.