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A proposta curricular de uma escola rural e sua contribuição para a valorização da vida no campo : estudo de caso na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Candinha Saraiva, no município de Arroio dos Ratos

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A proposta curricular de uma escola rural e sua contribuição para a valorização da vida no campo : estudo de caso na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Candinha Saraiva, no município de Arroio dos Ratos

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Título A proposta curricular de uma escola rural e sua contribuição para a valorização da vida no campo : estudo de caso na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Candinha Saraiva, no município de Arroio dos Ratos
Autor Romeiro, Katia Luciane
Orientador Tonin, Cléia Margarete Macedo da Costa
Co-orientador Ramos, João Daniel Dorneles
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Tecnólogo em Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural a Distância.
Assunto Arroio dos Ratos (RS)
Currículo
Desenvolvimento rural
Escola rural
Exodo rural
[en] Agricultural zone
[en] Education of the field
[en] Pedagogia of the alternation
[en] Politician-pedagogical project
[en] School agricultural family
Resumo O presente trabalho tem o propósito de discorrer acerca das relações entre o Projeto Político-Pedagógico de uma escola da zona rural, sua proposta curricular e a valorização da vida no campo e contribuições para a diminuição do êxodo rural. Como objetivo geral, este estudo visou analisar se ocorrem as adaptações curriculares em escolas rurais, partindo da análise do Projeto Político-Pedagógico da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Candinha Saraiva, escola rural do município de Arroio dos Ratos, em relação à vida no campo, e sua contribuição para diminuição do êxodo rural, pretendendo-se compreender como a utilização de adaptações curriculares, consideradas como um conjunto de estratégias que possibilitam ao professor readaptar a proposta curricular, atende às necessidades de cada aluno e escola. Trata-se de um estudo qualitativo, de caso, com pesquisa aplicada, método exploratório com análise teórico-documental. Além de observação participante, foram entrevistadas três professoras e a Diretora da Escola, além da Coordenadora da Secretaria Municipal de Educação. Chegou à conclusão que o PPP da Escola não se volta à realidade do aluno do campo e carece de adaptações curriculares, sendo necessário reformular o Projeto Político-Pedagógico da Escola, de forma que inclua a adoção do Sistema Educacional da Escola Familiar Agrícola, com desenvolvimento da Pedagogia da Alternância para se tornar ferramenta de auxílio na diminuição do êxodo rural, bem como na conquista da cidadania pelo homem do campo dessa comunidade, assim a Educação do Campo, com cumprimento da legislação vigente, estaria a serviço da conquista de respeito e valorização da população rural.
Abstract The present work has the intention to discourse concerning the relations between the Politician-Pedagogical Project of a school of the agricultural zone, its proposal curricular and the valuation of the life in the field and contributions for the reduction of the agricultural exodus. As objective generality, this study it aimed at to analyze if the curricular adaptations in agricultural schools occur, breaking of the analysis of the Politician-Pedagogical Project of the Municipal School of Basic Education Candinha Teacher Hail, agricultural school of the city of Little stream of the Rats, in relation to the life in the field, and its contribution for reduction of the agricultural exodus, intending itself to understand as the use of curricular adaptations, considered as a set of strategies that make possible the professor to readjust the proposal curricular, takes care of to the necessities of each pupil and school. It is dealt to a qualitative study, case, with applied research, exploratório method with theoreticiandocumentary analysis. Beyond participant comment, three teachers had been interviewed and the Director of the School, beyond the Coordinator of the City department of Education. It arrived at the conclusion that the PPP of the School is not turned to the reality of the pupil of the field and lacks of curricular adaptations, being necessary to reformulate the Politician-Pedagogical Project of the School, of form that the adoption of the Educational System of Agricultural the Familiar School includes, with development of the Pedagogia of the Alternation if to become tool of aid in the reduction of the agricultural exodus, as well as in the conquest of the citizenship for the man of the field of this community, thus the Education of the Field, with fulfilment of the current law, would be the service of the respect conquest and valuation of the population agricultural.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/38146
Arquivos Descrição Formato
000819617.pdf (10.02Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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