Repositório Digital

A- A A+

Gestão de custo de uma unidade de produção agrícola no município de Capivari do Sul, RS

.

Gestão de custo de uma unidade de produção agrícola no município de Capivari do Sul, RS

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Gestão de custo de uma unidade de produção agrícola no município de Capivari do Sul, RS
Autor Cunha, Gilson Borba da
Orientador Silva, Leonardo Alvim Beroldt da
Co-orientador Silva, Camila Vieira da
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Tecnólogo em Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural a Distância.
Assunto Agricultura familiar
Capivari do Sul (RS)
Custo
Desenvolvimento rural
Gestão
Produção agrícola
Resumo O presente estudo desenvolveu-se em uma Unidade de Produção Agrícola (UPA) localizada no município de Capivari do Sul, RS, onde foram apurados os custos na atividade de produção de arroz irrigado, com uma área cultivada de 80 ha, utilizando os princípios do custeio por absorção integral. Foram acompanhados os custos incorridos durante os meses de junho de 2010 a março de 2011, apurando o resultado financeiro da atividade, considerando uma safra. Constatou- se, que a única via para melhorar os resultados das Unidades de Produção consideradas empresas agrícolas é através da profissionalização da atividade de gestão. Assim o recurso e as técnicas de gestão adequadas são fundamentais para que o agricultor conheça em detalhe a sua exploração e possa vencer os desafios da produção. Através de pesquisa bibliográfica, pesquisa descritiva e dados coletados com o produtor, pode-se concluir que este trabalho apresenta a resposta à questão formulada na problemática: como utilizar a gestão de custos em uma Unidade de Produção Agrícola, para analisar a sua viabilidade econômica e determinar estratégias para seu crescimento? O estudo baseou-se em informações e dados quantitativos, no entanto, possui também caráter qualitativo à medida que se utilizou dessas informações para analisar os resultados obtidos na Unidade de Produção. Outra constatação proporcionada pelo estudo foi, de que o produtor não possui nenhum sistema de custos e gerenciamento, nem mesmo um sistema que forneça informações necessárias e suficientes para um processo de gestão e planejamento eficiente para a Unidade de Produção. Os objetivos estabelecidos pelo presente estudo foram alcançados de forma satisfatória e gratificante, pois proporcionou novos conhecimentos e o aprofundamento sobre a cultura do arroz e técnicas de controle de custo empregadas na Unidade de Produção Agrícola, objeto deste Trabalho de Conclusão de Curso.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/38165
Arquivos Descrição Formato
000820173.pdf (582.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.