Repositório Digital

A- A A+

Dinâmica socioeconômica dos produtores de fumo do município de Caraá, RS

.

Dinâmica socioeconômica dos produtores de fumo do município de Caraá, RS

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Dinâmica socioeconômica dos produtores de fumo do município de Caraá, RS
Autor Fischborn, Herbert
Orientador Silva, Leonardo Alvim Beroldt da
Co-orientador Oliveira, Daniela
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Tecnólogo em Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural a Distância.
Assunto Agricultura familiar
Caraá (RS)
Desenvolvimento rural
Fumicultura
Fumo
Resumo A produção do fumo foi uma alternativa econômica para o agricultor familiar do município de Caraá num período de grandes dificuldades durante a Revolução Verde (a partir dos anos de 1960). Nesta época muitos agricultores abandonaram suas terras e foram buscar alternativas nas cidades e outros tentaram se adaptar às novas regras. Neste contexto, entram os agricultores familiares produtores de fumo que viram no fumo a possibilidade de continuar no campo. As empresas fumageiras oportunizaram recursos e garantias que possibilitaram a viabilidade econômica da família. O sistema integrado de produção é o modelo utilizado pelas fumageiras, o qual dá garantias às empresas de terem o produto para honrarem seus compromissos, e para aos produtores de fumo de poderem contar com o fornecimento de insumos, assistência técnica e comercialização. O presente trabalho apresenta um estudo da dinâmica socioeconômica do agricultor familiar produtor de fumo do município de Caraá. Para se chegar aos resultados foi realizado um estudo bibliográfico que permitiu compreender as características da produção do fumo. Em seguida, foi realizada uma pesquisa por amostragem com a aplicação de questionário a 15 produtores de fumo de Caraá. Os resultados demonstraram que a produção do tabaco é tema polêmico que traz muita discussão devido a problemas ambientais e de saúde pública. No que se refere ao objetivo do trabalho, que é investigar a dinâmica socioeconômica dos produtores de fumo do Caraá, conclui-se que a produção do fumo apresenta muitas exigências, sendo a principal a grande quantidade de mão de obra exigida, mas que o cultivo do tabaco proporciona condições de dar uma vida digna à família e ainda possibilita, com os anos, a aquisição de bens como áreas de terra e casa própria.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/38167
Arquivos Descrição Formato
000820186.pdf (1.499Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.