Repositório Digital

A- A A+

O uso de agrotóxicos entre produtores de hortaliças na localidade rural do Passo do vigário, Viamão/RS

.

O uso de agrotóxicos entre produtores de hortaliças na localidade rural do Passo do vigário, Viamão/RS

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O uso de agrotóxicos entre produtores de hortaliças na localidade rural do Passo do vigário, Viamão/RS
Autor Souza, Jéferson Luciano Novaczyk de
Orientador Almeida, Jalcione Pereira de
Co-orientador Pieve, Stella Maris Nunes
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Tecnólogo em Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural a Distância.
Assunto Desenvolvimento sustentável
Horticultura
Pesticidas
Viamão (RS)
Resumo O atual modelo agrícola do Brasil que provém do uso de tecnologias da chamada “Revolução Verde” propiciou que o nosso país assumisse o preocupante título de maior consumidor de agrotóxicos do mundo, ultrapassando o próprio Estados Unidos e países da União Europeia, ícones na adoção destes produtos químicos na sua produção agrícola. A utilização de agrotóxicos vem determinando uma série de imposições quanto à segurança do seu uso, já que inúmeras ocorrências de intoxicações de trabalhadores rurais, contaminações ambientais e alimentares, aparecimento de graves doenças, como o câncer e suicídios no meio rural, além da perda de biodiversidade, estão intrinsecamente ligados ao seu uso, além de ser considerado o maior agente contaminador dos recursos naturais do meio rural brasileiro. O presente estudo teve como objetivo principal conhecer a magnitude do uso de agrotóxicos entre produtores de hortaliças na localidade do Passo do Vigário, área rural de Viamão, município metropolitano de Porto Alegre/RS. A escolha se deu pelo fato do município ser o maior produtor de hortaliças folhosas do Estado, responsável por abastecer um importante mercado consumidor. Para realização deste trabalho utilizou-se uma metodologia qualitativa de pesquisa, por meio de entrevistas semi-estruturadas com os produtores de hortaliças, conhecidos por “verdureiros”, e observações realizadas no local de produção. Os resultados obtidos demonstram que o uso indiscriminado de agrotóxicos nesta localidade coloca em risco toda uma população que reside no entorno dos locais de cultivo, dos trabalhadores que manipulam estes produtos e sua família, além da iminência de acidentes ambientais e contaminação do alimento produzido. Este estudo também verificou falhas em todos os processos de utilização de agrotóxicos, deste a sua aquisição no comércio até o descarte das embalagens vazias.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/38168
Arquivos Descrição Formato
000820251.pdf (1.363Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.