Repositório Digital

A- A A+

Análise econômica da silvicultura com cultivo de eucalipto como opção de diversificação com a bovinocultura de corte

.

Análise econômica da silvicultura com cultivo de eucalipto como opção de diversificação com a bovinocultura de corte

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Análise econômica da silvicultura com cultivo de eucalipto como opção de diversificação com a bovinocultura de corte
Autor Matos, Débora Viviane Cardoso
Orientador Machado, Joao Armando Dessimon
Co-orientador Bagatini, Tatiane
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Tecnólogo em Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural a Distância.
Assunto Agropecuária
Análise econômica
Arroio dos Ratos (RS)
Bovinocultura de corte
Desenvolvimento rural
Eucalipto
Silvicultura
Resumo A busca por viabilidade econômica das Unidades de Produção Agrícola implica em gestão, escolha por produções viáveis, tomadas de decisão por parte dos produtores, retorno financeiro que lhes permita a sobrevivência e de suas famílias. Neste sentido, o objetivo deste estudo foi analisar a viabilidade econômica da diversificação produtiva de uma propriedade que explora unicamente a bovinocultura de corte, passando a implantar a silvicultura produzindo madeira de eucalipto. O trabalho consistiu de um estudo de caso, em uma propriedade com o enfoque na produção de bovinos de corte com interesse em diversificação com silvicultura. Foi realizada a verificação dos resultados econômicos somente com a bovinocultura de corte e, posteriormente com os investimentos da implantação da silvicultura e finalmente com a projeção da comercialização da produção de madeira para a indústria de celulose. Verificaram-se resultados financeiros positivos com aumento de lucro de 10,23% com a introdução da silvicultura e negativos de 0,54% durante a implantação da diversificação produtiva, o lucro do produtor com a atividade de bovinocultura unicamente manteve-se em 0,09%. Finalmente analisou-se de forma mais ampla as duas realidades produtivas.
Abstract The search for economy viability from Agricultural Production Units implies management, production by viable choice, decision taken by producers, financial results that enable them to support themselves and their families. In this sense, the objective of this study was to analyze the economic feasibility of a productive diversification from a property which exploits only beef cattle and is going to implement forestry through the production of eucalyptus wood. The work consisted of a study case in a property focused on the production of beef cattle interested in the diversification through forestry. The economic results verification was performed only with beef cattle, later in relation to the investments made by forestry implementation, and finally in relation to trading goals of the production to the pulp industry. There were positive economic results with a profit increase by 10,23% associated to the introduction of forestry, and negative economic results by 0,54% during the implementation of productive diversification. The profit of producers made just by cattle activity remained at 0,09%. In the end, it was performed a more detailed analyses about the two productive realities.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/38190
Arquivos Descrição Formato
000819998.pdf (718.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.