Repositório Digital

A- A A+

Estratégia de diferenciação na agroindústria familiar de sucos Tolotti : um estudo de caso

.

Estratégia de diferenciação na agroindústria familiar de sucos Tolotti : um estudo de caso

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Estratégia de diferenciação na agroindústria familiar de sucos Tolotti : um estudo de caso
Autor Scramin, Sedenir
Orientador Wandscheer, Elvis Albert Robe
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Tecnólogo em Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural a Distância.
Assunto Agricultores
Agroindústria familiar
Comercialização
Desenvolvimento rural
Estudo de caso
Produto agrícola
Uva
Resumo Para se manter competitivo no mercado atual, as Agroindústrias Familiares devem desenvolver um conjunto de esforços de formação, busca de conhecimento e principalmente estruturação de relações comerciais. Essa pesquisa procura esclarecer como a Agroindústria de Sucos Tolotti, localizada na Linha Carijo no Município de Barra Funda – RS organiza sua estrutura produtiva e comercializa seus produtos a partir da identificação e análise de desempenho de alguns dos principais direcionadores relacionados ao sucesso de estratégias de diferenciação: a) particularidades relacionadas às características, desempenho e configuração do produto (de natureza intrínseca ou extrínseca); b) variedade de produtos oferecidos; c) nível de serviço oferecido; d) índice de gastos com atividades de marketing; e) tempo de entrega; f) adequação da seleção dos compradores atendidos; g) adequação dos canais de distribuição empregados; h) adequação da escolha das tecnologias de processo utilizadas; i) adequação da seleção de matérias-primas e insumos; j) adequação da política de recursos humanos; e k) adequação da gestão da produção. De forma complementar, esse trabalho também busca identificar a importância das políticas públicas de fomento para o desenvolvimento da agroindústria familiar considerada no estudo de caso e as principais restrições, de natureza tecnológica, de gestão ou financeira, relacionada ao seu desenvolvimento. O método de pesquisa adotado foi o de estudo de caso. Nessa pesquisa foram entrevistados em profundidade os gerentes - proprietários, responsáveis pela tomada de decisão, gerenciamento, seleção e implementação das estratégias competitivas de diferenciação na agroindústria considerada. Como especialista externo foi entrevistado o Técnico Agrícola e Chefe do Escritório da Emater/Ascar do Município de Barra Funda – RS. As políticas públicas de fomento para o desenvolvimento da agroindústria foram de grande importância para a construção de suas instalações e compra de equipamentos de processo. Como sugestão de iniciativas pertinentes para seu desenvolvimento, parece promissor desenvolver na agroindústria políticas de divulgação, marketing e pós venda, de forma a aumentar significativamente a comercialização de seus produtos. Em particular, os aspectos funcionais do suco de uva podem ser explorados de forma eficiente junto ao consumidor final com a participação da empresa em uma rede de agroindústrias processadoras da uva que, juntas, poderiam desenvolver campanhas de comunicação.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/38280
Arquivos Descrição Formato
000819807.pdf (298.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.