Repositório Digital

A- A A+

Infraestrutura ferroviária e desenvolvimento econômico : o caso de um projeto de grande vulto

.

Infraestrutura ferroviária e desenvolvimento econômico : o caso de um projeto de grande vulto

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Infraestrutura ferroviária e desenvolvimento econômico : o caso de um projeto de grande vulto
Autor Silva, Felipe de Abreu Inácio da
Orientador Dathein, Ricardo
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Ciências Econômicas.
Assunto Brasil
Desenvolvimento econômico
Ferrovias
Infraestrutura
[en] Desarrollo económico
[en] Ferrocarriles
[en] Infraestructura
[en] Matriz de transporte
[en] Proyecto ferroviario
Resumo Este trabalho destaca a importância da relação entre infraestrutura, desenvolvimento econômico e ferrovias. Nesse sentido, analisa-se a ligação entre infraestrutura, desenvolvimento e ferrovias através de fundamentação teórica; pesquisas bibliográficas relacionadas ao histórico e à atualidade das ferrovias no Brasil, inclusive mediante comparação com outros países; e um exemplo para melhor entendimento sobre um projeto ferroviário. Esta monografia destaca as ferrovias tendo um papel determinante para o desenvolvimento econômico e as vantagens do modal ferroviário em relação ao rodoviário. Esses resultados se confirmam ao analisar a matriz de transporte do Brasil, visto que essa diverge muito das matrizes de países desenvolvidos com semelhança territorial, pois a brasileira tem as rodovias com muito mais participação do que as ferrovias.
Resumen Este trabajo destaca la importancia de la relación entre la infraestructura, el desarrollo económico y los ferrocarriles. Para eso se analiza la ligazón entre la infraestructura, el desarrollo y los ferrocarriles desde los fundamentos teóricos hasta las investigaciones de la bibliografía relacionadas al histórico y a la actualidad de los ferrocarriles en Brasil, incluso comparado a otros países. Se pone también un ejemplo, para mejor entendimiento, de un proyecto ferroviario. Esta monografía destaca los ferrocarriles teniendo un papel decisivo para el desarrollo económico y las ventajas de esa modalidad comparada con las de las carreteras. Estos resultados se confirman al analizar la matriz de transporte de Brasil, ya que ella diverge de las matrices de los países desarrollados con territorio similar, puesto que en la brasileña las carreteras tienen mucho más participación de lo que los ferrocarriles.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/38297
Arquivos Descrição Formato
000822912.pdf (1.561Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.