Repositório Digital

A- A A+

Alternativas de back-up para compostos totalmente reduzidos de enxofre (TRS) da corrente de gases não condensáveis diluídos (dNCG)

.

Alternativas de back-up para compostos totalmente reduzidos de enxofre (TRS) da corrente de gases não condensáveis diluídos (dNCG)

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Alternativas de back-up para compostos totalmente reduzidos de enxofre (TRS) da corrente de gases não condensáveis diluídos (dNCG)
Autor De Carli, Felipe
Orientador Cassini, Aline Schilling
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Química.
Assunto Engenharia química
Resumo Compostos de enxofre totalmente reduzidos (TRS) são conhecidos por estarem presentes nas emissões das indústrias de celulose e são responsáveis pelo característico problema de odor mesmo em baixas concentrações nas vizinhanças do complexo fabril. O forte e persistente odor é devido ao processo de cozimento da madeira e conversão à polpa e recuperação de químicos do ciclo kraft. O objetivo deste trabalho, foi de avaliar diferentes técnicas de abatimento de compostos TRS presentes especificamente na corrente dos gases não condensáveis diluídos através de testes em campo. O conceito desenvolvido deve ser suficiente para trabalhar em casos anormais de operação, ou seja, quando não há condições adequadas para queima destes compostos na caldeira de recuperação. A partir da escolha das técnicas de extração líquido‐gás e adsorção em sólidos de tratamento dos gases, realizaram‐se testes em campo de modo a obter resultados experimentais, servindo de conteúdo para o desenvolvimento de um sistema de back‐up. A metodologia inclui os testes preliminares dos solventes escolhidos e do carvão ativado. Os teste com os solventes tiveram 3 repetições cada, enquanto que, com o carvão ativado, foi feito apenas um teste. De acordo com o teste preliminar, a técnica que se mostrou mais promissora no abatimento dos compostos TRS foi a adsorção; assim, foram realizados 5 testes com o carvão ativado para obter a adsorção específica média (gTRS/gcarvão). Os resultados mostraram que a técnica de adsorção em carvão ativado é viável técnicamente e seu custo de implementação é relativamente baixo, considerando os benefícios ambientais demandandos por este tipo de atividade industrial.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/38410
Arquivos Descrição Formato
000823838.pdf (1.155Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.