Repositório Digital

A- A A+

Avaliação da remoção de íons nitrato utilizando carvão ativado modificado com diferentes reagentes como sólido sorvente

.

Avaliação da remoção de íons nitrato utilizando carvão ativado modificado com diferentes reagentes como sólido sorvente

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Avaliação da remoção de íons nitrato utilizando carvão ativado modificado com diferentes reagentes como sólido sorvente
Autor Haro, Nathalia Krummenauer
Orientador Feris, Liliana Amaral
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Química.
Assunto Engenharia química
Resumo A geração de efluentes contendo diferentes poluentes pelo setor produtivo motiva a implementação de tecnologias que minimizem o volume de águas contaminadas produzido e que possibilitem a sua reutilização no processo ou extração de elementos que conferem toxicidade. Tais procedimentos fazem parte do conceito de gestão de resíduos, otimizando processos produtivos, minimizando custos e contribuindo para a prática do desenvolvimento sustentável. Neste contexto, o presente estudo objetivou estudar a remoção de íons nitrato a partir de águas contaminadas utilizando carvão ativado tratado com CaCl2, MgCl2 e KCl como sólido sorvente. A técnica de adsorção aliada à aplicação de um sorvente com propriedades reconhecidas na remoção de ânions e cátions consiste em alternativa ao processo biológico convencionalmente aplicado. O carvão ativado, através do pré-tratamento com diferentes reagentes, teve sua superfície modificada com cátions aumentando a probabilidade de interações eletrostáticas com ânions. Ensaios de sorção em escala bancada foram realizados objetivando determinar a capacidade de sorção do sólido sorvente tratado, em condições de pH próximo à neutralidade e tempos de residência determinados para cada ensaio. Os dados obtidos mostraram que a modificação química do carvão com KCl, CaCl2 e MgCl2 mostrou-se eficiente, uma vez que ocorreu a adsorção de nitrato pelo sólido sorvente. O tratamento com CaCl2 mostrou eficiência superior em comparação aos demais reagentes utilizados, na aplicação do mesmo para remoção de nitrato via sorção. Observou-se que o aumento da concentração do reagente CaCl2 no tratamento do sólido implica em um aumento dos índices de sorção, alcançando valores superiores a 60%. Os resultados obtidos mostraram que a técnica utilizada apresenta potencial na remoção de íons nitrato de soluções diluídas.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/38518
Arquivos Descrição Formato
000823876.pdf (857.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.