Repositório Digital

A- A A+

Estudo da avaliação do desempenho de ovos de um lote de avós de idade inicial, entre a 28ª e a 34ª semana de idade

.

Estudo da avaliação do desempenho de ovos de um lote de avós de idade inicial, entre a 28ª e a 34ª semana de idade

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Estudo da avaliação do desempenho de ovos de um lote de avós de idade inicial, entre a 28ª e a 34ª semana de idade
Autor Scarton, Roberta Bergamin
Orientador Moraes, Hamilton Luiz de Souza
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do sul. Faculdade de Veterinária. Curso de Medicina Veterinária.
Assunto Avaliação de desempenho
Avicultura : Controle de qualidade
Ovos incubaveis : Qualidade
Produtividade : Qualidade
Resumo O estudo da avaliação do desempenho de ovos de um lote de avós de idade inicial, entre a 28ª e a 34ª semana de idade, foi realizado para avaliar a taxa de eclosão em relação ao número total de ovos incubados, taxa de pintos de primeira categoria e pintos de segunda categoria em relação ao número total de pintos nascidos, também foi avaliada a taxa de mortalidade embrionária, o peso absoluto e o peso relativo do pinto e do saco vitelino, além da perda de umidade dos ovos até o 19 º dia de incubação. Foram utilizados 1800 ovos da linha macho e 1800 ovos da linha fêmea da linhagem Cobb 500®, incubados semanalmente durante um período compreendido da 28ª à 34ª semana de idade do lote. O estudo foi realizado a fim de encontrar as causas da perda significativa de eclosão que é observada nas primeiras semanas de postura dos lotes de avós da empresa Agrogen S/A Agroindustrial. O experimento também buscou avaliar a qualidade dos pintinhos produzidos pelo lote de avós no período inicial de produção. Quanto a taxa de eclosão, observou-se que houve um aumento gradativo da eclosão de ambas as linhagens ao longo das sete semanas de estudo, apesar de a taxa de eclosão ter se mantido abaixo dos padrões esperados pela empresa ao longo de todo o estudo. Quanto a taxa de pintos de primeira e segunda categorias em relação ao número total de pintos nascidos, notou-se um aumento gradativo dos pintos de primeira categoria e uma queda da porcentagem de pintos de segunda categoria ao longo do período de experimentação. Ao analisarmos as taxas de mortalidade embrionária no presente estudo, observou-se elevadas taxas de mortalidade embrionária precoce, a taxa de mortalidade embrionária intermediária, também, encontrou-se a cima do desejado pela empresa durante o presente estudo. Quanto a avaliação de peso absoluto e relativo do pintinho e do saco vitelino, notou-se um aumento gradativo de peso dos pintinhos ao longo do experimento. Observou-se que os pintinhos considerados de segunda categoria possuíam maior peso absoluto e relativo do saco vitelino. A perda de umidade dos ovos até o 19º dia de incubação sofreu um aumento gradativo ao longo das sete semanas de experimentação. A média de perda de umidade dos ovos encontrada durante o experimento, foi inferior aos dados encontrados na literatura.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/38729
Arquivos Descrição Formato
000794515.pdf (310.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.