Repositório Digital

A- A A+

Sistematização de princípios de solução da natureza para aplicação no processo criativo do projeto de produtos

.

Sistematização de princípios de solução da natureza para aplicação no processo criativo do projeto de produtos

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Sistematização de princípios de solução da natureza para aplicação no processo criativo do projeto de produtos
Autor Detanico, Flora Bittencourt
Orientador Silva, Tania Luisa Koltermann da
Teixeira, Fabio Goncalves
Data 2011
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Faculdade de Arquitetura. Programa de Pós-Graduação em Design.
Assunto Biomimética
Biônica
Desenvolvimento de produto
Design de produto
Processo criativo
[en] Biomimicry
[en] Bionics
[en] Creative methods
[en] Design
[en] Nature
[en] Product design
[en] Solution principles
Resumo Este trabalho tem por objetivo sistematizar alguns princípios de solução da natureza através da elaboração de uma taxonomia. Essa taxonomia pode ser utilizada como embasamento para a construção de ferramenta para o processo de projeto, cuja função é apoiar o designer na geração de alternativas durante a fase conceitual do design de produto. Para a consecução do trabalho foram investigadas três áreas do conhecimento: o processo de desenvolvimento de produto, com ênfase na fase conceitual e nos métodos criativos; os princípios de solução da natureza através de referências da biologia, da matemática e da biomimética; e a teoria da classificação, investigada com o objetivo de compreender uma metodologia adequada à organização do conhecimento na área proposta. O processo de intervenção foi realizado em conformidade com as metodologias levantadas no referencial teórico, oportunizando a elaboração da taxonomia dos princípios de solução da natureza. A sistematização do conhecimento realizada permitiu a proposição de uma ferramenta de aplicação direta ao designer para a geração de alternativas para o projeto de produto.
Abstract This paper`s aim is to systematize some of the solution principles of nature by developing a taxonomy. This system will be the basis for building a tool for de project process, which function is to help the designer when creating alternatives during the conceptual phase of product design. Three areas of knowledge were investigated: the process of product development, with emphasis on the conceptual phase and creative methods; biology, mathematics and biomimicry to understand nature`s best design; the theory of classification, studied to understand a methodology for the organization of knowledge in the proposed area. The process was conducted according to methods raised in the theoretical framework, allowing the solution principles of nature taxonomy to develop. The systematization of the knowledge acquired allowed the proposition of a new tool for direct application in creating alternatives on product design.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/39018
Arquivos Descrição Formato
000823466.pdf (10.92Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.