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Bem-estar subjetivo, personalidade e vivências acadêmicas em estudantes universitários

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Bem-estar subjetivo, personalidade e vivências acadêmicas em estudantes universitários

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Título Bem-estar subjetivo, personalidade e vivências acadêmicas em estudantes universitários
Autor Rosin, Aline Bertuol
Orientador Teixeira, Marco Antonio Pereira
Co-orientador Zanon, Cristian
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Especialização em Psicologia, ênfase em Avaliação Psicológica.
Assunto Bem-estar
Estudantes universitarios
Modelo dos cinco fatores da personalidade
Personalidade
[en] Academic experiences
[en] College students
[en] Personality
[en] Subjective well-being
Resumo O objetivo deste estudo foi investigar se vivências acadêmicas positivas estão associadas com o bem-estar subjetivo de estudantes universitários, bem como as relações entre as vivências acadêmicas e a personalidade (no modelo dos cinco Grandes Fatores). Mais especificamente, procurou-se avaliar o quanto as variáveis de vivências acadêmicas predizem a variância do bem estar subjetivo (afetos positivos, afetos negativos e satisfação de vida) controlando o efeito dos fatores de personalidade. Participaram do estudo 227 universitários (59% mulheres e 41% homens) de uma instituição pública do sul do país. Os instrumentos utilizados foram um questionário sobre vivências acadêmicas, adjetivos marcadores reduzidos da personalidade, uma escala de satisfação de vida e escalas de afetos positivos e negativos. Os resultados mostraram que a personalidade é o preditor mais saliente do bem estar subjetivo. Porém, foram verificadas correlações significativas entre vivências acadêmicas e bem estar subjetivo.
Abstract The purpose of this study was to investigate possible associations between positive academic experiences and the subjective well-being of university students, as well as the relationships among academic experiences and personality factors (according to the Big Five Factor model). More specifically, it was assessed the contribution of academic experiences to the prediction of subjective well-being (positive affect, negative affect, and life satisfaction) after controlling for the effects of personality. Participants were 227 college students (59% women and 41% men) of a public university in the South. The instruments used were a questionnaire to evaluate academic experiences, reduced adjective markers of personality, the satisfaction with life scale, and the positive and negative affect scale. Results showed that personality is the best predictor of subjective well-being. However, significant correlations between academic experiences and subjective well-being were also observed.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/39075
Arquivos Descrição Formato
000825112.pdf (460.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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