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dc.contributor.advisorTeixeira, Marco Antonio Pereirapt_BR
dc.contributor.authorRosin, Aline Bertuolpt_BR
dc.date.accessioned2012-04-12T01:23:09Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/39075pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste estudo foi investigar se vivências acadêmicas positivas estão associadas com o bem-estar subjetivo de estudantes universitários, bem como as relações entre as vivências acadêmicas e a personalidade (no modelo dos cinco Grandes Fatores). Mais especificamente, procurou-se avaliar o quanto as variáveis de vivências acadêmicas predizem a variância do bem estar subjetivo (afetos positivos, afetos negativos e satisfação de vida) controlando o efeito dos fatores de personalidade. Participaram do estudo 227 universitários (59% mulheres e 41% homens) de uma instituição pública do sul do país. Os instrumentos utilizados foram um questionário sobre vivências acadêmicas, adjetivos marcadores reduzidos da personalidade, uma escala de satisfação de vida e escalas de afetos positivos e negativos. Os resultados mostraram que a personalidade é o preditor mais saliente do bem estar subjetivo. Porém, foram verificadas correlações significativas entre vivências acadêmicas e bem estar subjetivo.pt
dc.description.abstractThe purpose of this study was to investigate possible associations between positive academic experiences and the subjective well-being of university students, as well as the relationships among academic experiences and personality factors (according to the Big Five Factor model). More specifically, it was assessed the contribution of academic experiences to the prediction of subjective well-being (positive affect, negative affect, and life satisfaction) after controlling for the effects of personality. Participants were 227 college students (59% women and 41% men) of a public university in the South. The instruments used were a questionnaire to evaluate academic experiences, reduced adjective markers of personality, the satisfaction with life scale, and the positive and negative affect scale. Results showed that personality is the best predictor of subjective well-being. However, significant correlations between academic experiences and subjective well-being were also observed.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSubjective well-beingen
dc.subjectBem-estarpt_BR
dc.subjectAcademic experiencesen
dc.subjectPersonalidadept_BR
dc.subjectPersonalityen
dc.subjectEstudantes universitáriospt_BR
dc.subjectCollege studentsen
dc.subjectModelo dos cinco fatores da personalidadept_BR
dc.titleBem-estar subjetivo, personalidade e vivências acadêmicas em estudantes universitáriospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coZanon, Cristianpt_BR
dc.identifier.nrb000825112pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Psicologia, ênfase em Avaliação Psicológicapt_BR


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