Repositório Digital

A- A A+

Rastreabilidade bovina direcionada para o gerenciamento da propriedade rural: controle nutricional e sanitário

.

Rastreabilidade bovina direcionada para o gerenciamento da propriedade rural: controle nutricional e sanitário

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Rastreabilidade bovina direcionada para o gerenciamento da propriedade rural: controle nutricional e sanitário
Autor Gomes, Rafael de Oliveira
Orientador Cardoso, Susana
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do sul. Faculdade de Veterinária. Curso de Especialização em Produção, Tecnologia e Higiene de Produtos de Origem Animal.
Assunto Controle sanitario
Gerenciamento
Nutricao animal : Bovinos
Rastreabilidade : Origem animal
Rastreabilidade : Segurança alimentar
Resumo A rastreabilidade bovina no Brasil, é regulamentada pelo Sistema de Identificação e Certificação de Bovinos e Bubalinos (SISBOV) e considerada uma ferramenta de gestão rural em diversos trabalhos científicos. Porém, observa-se uma escassez de estudos que detalhem os processos de gestão na propriedade rural promovidos pela implantação desse sistema. Este trabalho buscou identificar, através de uma revisão bibliográfica, os processos de gestão implementados pelo SISBOV na propriedade rural que auxiliam os controles nutricional e sanitário da administração de estabelecimentos de bovinocultura de corte. O inventário e a identificação individual dos animais, os registros do manejo nutricional e sanitário e da movimentação dos bovinos, exigidos pelo sistema de rastreabilidade bovina, são de grande valia para os controles nutricional e sanitário da propriedade rural e são especificados aqui quanto a sua utilização no gerenciamento desses controles. Considerando a realidade da gestão rural dos criatórios bovinos brasileiros, os controles implementados pelo SISBOV nos estabelecimentos rurais são de significativa importância para a melhora da administração rural e segurança sanitária dos rebanhos bovinos do Brasil, contribuindo para a evolução da bovinocultura de corte nacional.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/39079
Arquivos Descrição Formato
000824736.pdf (679.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.