Repositório Digital

A- A A+

O procedimento de renormalização em teoria quântica de campos e a constante de acoplamento forte na cromodinâmica quântica (QCD)

.

O procedimento de renormalização em teoria quântica de campos e a constante de acoplamento forte na cromodinâmica quântica (QCD)

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O procedimento de renormalização em teoria quântica de campos e a constante de acoplamento forte na cromodinâmica quântica (QCD)
Autor Schmitz, Ernany Rossi
Orientador Machado, Magno Valério Trindade
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Física. Curso de Física: Bacharelado.
Assunto Cromodinamica quantica
Diagramas de feynman
Fisica da materia condensada
Renormalizacao
Teoria quantica de campos
Resumo Neste trabalho, expomos a fundamentação teórica necessária para a obtenção do acoplamento da interação forte. O fato de esta ser dependente da escala de energia é responsável pela liberdade assintótica e permite o uso de métodos perturbativos para processos de interação forte como aqueles que ocorrem em aceleradores de partículas atuais. Apresentamos uma breve história acerca da técnica de renormalização, chegando à renormalização em QED e mostrando sua importância na obtenção do acoplamento eletromagnético. Também tomamos parte do processo pelo qual a renormalização é efetuada, a regularização. Finalmente, obtemos a descrição do acoplamento forte na QCD. Neste ponto, comparamos a predição teórica com os dados experimentais vindos de aceleradores.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/39117
Arquivos Descrição Formato
000825783.pdf (834.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.