Repositório Digital

A- A A+

A utilização da bicicleta como alternativa para o desenvolvimento sustentável em Porto Alegre, Brasil

.

A utilização da bicicleta como alternativa para o desenvolvimento sustentável em Porto Alegre, Brasil

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A utilização da bicicleta como alternativa para o desenvolvimento sustentável em Porto Alegre, Brasil
Autor Marchetti, Felippe
Orientador Reppold Filho, Alberto Reinaldo
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Bacharelado.
Assunto Ciclismo
Ciclovias
Desenvolvimento sustentável
Resumo O objetivo desse trabalho é analisar os fatores que fazem da bicicleta uma alternativa saudável e econômica para o desenvolvimento sustentável de Porto Alegre, propondo caminhos para sua utilização de maneira eficaz pela população. O estudo é do tipo exploratório, com análise qualitativa, sendo realizado através de análise documental. Na análise documental foi utilizado o Plano Diretor Cicloviário da cidade. O planejamento urbano para a construção das ciclovias já existe há bastante tempo, porém apenas nesse ano (2011) que os projetos começaram realmente a serem executados pela prefeitura. Após listar e analisar diversos dados conclui que a bicicleta é um caminho econômico para os cofres públicos e pouco agressivo ao meio ambiente, já que o custo das emissões de Co2 atinge um total de 4,5 bilhões de reais por ano e produz muitas partículas de poluentes finos, além de ser eficaz para a mobilidade urbana diminuindo congestionamentos e aumentando a acessibilidade de pessoas de menor renda. Também é saudável para a população, pois diminui o sedentarismo e previne diversos problemas de saúde, como distúrbios cardíacos e diabetes. A cidade de Porto Alegre apresenta um grande potencial para desenvolvimento nessa área e pode espelhar-se em outros centros urbanos do mundo para implantar novas idéias e alternativas, pois até o momento poucas ações foram feitas na área. Para isso é necessária a vontade dos governantes e uma maior conscientização da população a respeito do tema.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/39125
Arquivos Descrição Formato
000825640.pdf (2.568Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.