Repositório Digital

A- A A+

Sistemas automáticos de aluguel de bicicletas: viabilidade físico-econômica da implantação na cidade de Porto Alegre/RS

.

Sistemas automáticos de aluguel de bicicletas: viabilidade físico-econômica da implantação na cidade de Porto Alegre/RS

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Sistemas automáticos de aluguel de bicicletas: viabilidade físico-econômica da implantação na cidade de Porto Alegre/RS
Autor Lemes, Daniela Meurer
Orientador Senna, Luiz Afonso dos Santos
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Civil.
Assunto Engenharia civil
Resumo Sistemas de aluguel de bicicletas têm recebido crescente atenção nos últimos anos com as iniciativas para aumentar o uso da bicicleta, melhor atender a demanda de um público em busca de maior mobilidade e diminuir os impactos ambientais causados pelas atividades de transporte convencionais. Em 1996, um sistema automatizado de aluguel de bicicletas foi lançado pela primeira vez no Reino Unido, levando a um crescente número de programas implantados em toda a Europa e Ásia. No entanto, tais programas ainda são pouco utilizados no Brasil. A infraestrutura das cidades brasileiras ainda está longe do ideal para atender os usuários deste modo de transporte. Nesse contexto, a cidade de Porto Alegre/RS aprovou, em 2009, o Plano Diretor Cicloviário Integrado (PDCI), projetando a construção de uma rede com aproximadamente 400 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas integradas, abrangendo todas as regiões da cidade. Este trabalho de conclusão de curso analisa o potencial de sucesso da implantação de um sistema automático de aluguel de bicicletas na cidade de Porto Alegre/RS, no que se refere à viabilidade física e econômica do sistema de acordo com a realidade do cotidiano da Cidade. Tal análise foi realizada através de estudos comparativos com alguns dos principais sistemas atualmente em operação. Com a caracterização física e econômica desses sistemas, foi possível elaborar um projeto-piloto para a Cidade, respeitando suas necessidades e limitações. Com a finalidade de analisar o atendimento às necessidades dos usuários em potencial, o projeto piloto foi apresentado a uma parcela da população, verificando-se o nível de aceitação do mesmo.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/39153
Arquivos Descrição Formato
000825198.pdf (2.828Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.