Repositório Digital

A- A A+

Aderência de idosos no projeto de hidroginástica do Projetar

.

Aderência de idosos no projeto de hidroginástica do Projetar

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Aderência de idosos no projeto de hidroginástica do Projetar
Autor Schwingel, Vanessa
Orientador Gonçalves, Andréa Krüger
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Assunto Hidroginastica
Idoso
Resumo O envelhecimento populacional é um dos fenômenos do final do século passado e do atual. O exercício físico está entre os principais fatores para a qualidade de vida e aumento da expectativa de vida. Quando praticado regularmente e sem destreino, a prática contribui para a manutenção ou melhora da sáude física e mental. Por isso, é importante entender por que as pessoas iniciam e permanecem na prática para descobrir estratégias para aumentar a população ativa. O objetivo do estudo realizado foi investigar a motivação de idosos para a aderência em um programa de hidroginástica, desenvolvido no projeto de extensão 'Projetar' da ESEF/UFRGS. Como delineamento optou-se pelo estudo qualitativo com característica de estudo de caso. Participaram da amostra 12 alunos (11 mulheres e 1 homem) inseridos há mais de dois anos no projeto. Como instrumento, utilizou-se a entrevista com questões abertas sobre adesão inicial e aderência à hidroginástica, os resultados obtidos com as aulas, impedimentos para a prática e o que poderia ser modificado no projeto visando melhorias. Para a análise de resultados utilizou-se a análise de conteúdo, tendo como tema as categorias em cada questão. As categorias relacionadas aos motivos de adesão inicial foram: indicação médica, saúde, prazer em atividades no meio líquido, gostar de atividades físicas, tempo disponível, localização e lazer. Já as categorias para os motivos da aderência foram: saúde, prazer, sociabilidade, lúdico, lazer e indicação médica. Os participantes acreditam ter obtido benefícios físicos, psicológicos e sociais com os anos de prática. As interrupções temporárias ocorreram por problemas de sáude e a maioria acredita que o 'Projetar' não precisa de mudanças. A partir dos resultados, é possível concluir que os principais motivos de aderência ao 'Projetar' estão relacionados com a questão da saúde e prazer proporcionados pela prática, sendo que esta está diretamente relacionada com a organização do projeto de extensão, tais como a dinâmica de aula e os professores envolvidos.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/39192
Arquivos Descrição Formato
000825351.pdf (372.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.