Repositório Digital

A- A A+

Atividades aquáticas para bebês : análise da estrutura dos programas e das escolas/academias de natação

.

Atividades aquáticas para bebês : análise da estrutura dos programas e das escolas/academias de natação

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Atividades aquáticas para bebês : análise da estrutura dos programas e das escolas/academias de natação
Autor Moraes, Roberta Behr de
Orientador Roessler, Marta Maria Ratenieks
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Assunto Ambiente aquático
Bebê
Natação
Resumo O objetivo deste estudo foi analisar os aspectos estruturais das piscinas e das escolas/academias da cidade de Porto Alegre que possuem programas de atividades aquáticas para bebês. Estipulou-se a faixa etária de interesse para o trabalho, bebês de 0 a 2 anos. Quatorze instituições participaram deste estudo e para a coleta de dados, foi utilizado um questionário semi-estruturado para levantar dados quantitativos a respeito da instituição e da estrutura da aula, abordando questões como temperatura da água, dimensões da piscina e materiais utilizados na aula. A análise dos dados foi realizada através do programa SPSS (versão 17.0). Para a descrição dos resultados foi utilizada a estatística descritiva com distribuição de frequência e medidas de tendência central e variabilidade. Tratando-se de bebês, um público que necessita de cuidados especiais, a estrutura é fundamental para a realização de um trabalho de qualidade. Contudo, concluiu-se que as escolas/academias não seguem um padrão em relação á estrutura para o trabalho com bebês e na literatura existe divergência de opiniões entre os autores. Porém, dentro da realidade de cada escola/academia vêm sendo realizados alguns trabalhos com uma estrutura, de uma forma geral, adequada. Por isso, percebe-se a necessidade de novos estudos que auxiliem na padronização de uma estrutura mínima adequada.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/39194
Arquivos Descrição Formato
000825414.pdf (610.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.