Repositório Digital

A- A A+

Metodologia para medição de desgaste de pastilhas de freio com utilização de scanner tridimensional a laser

.

Metodologia para medição de desgaste de pastilhas de freio com utilização de scanner tridimensional a laser

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Metodologia para medição de desgaste de pastilhas de freio com utilização de scanner tridimensional a laser
Outro título Methodology for measuring the wear of brake pads by using a three-dimensional laser scanner
Autor Medina, Fernando Alves de Oliveira
Orientador Ferreira, Ney Francisco
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Mecânica.
Assunto Engenharia mecânica
[en] Brake pads
[en] Friction
[en] Three-dimensional laser scanning
[en] Wear
Resumo O presente trabalho trata do estudo e aprimoramento de técnicas que auxiliem na medição e entendimento do desgaste proveniente da fricção em pastilhas de freio automotivas. O desgaste pode ser medido através da avaliação da perda de massa ou de espessura das mesmas. O objetivo é analisar a viabilidade de empregar uma metodologia de medição de desgaste de pastilhas utilizando como ferramenta a digitalização tridimensional a laser. Para tal, foram empregados corpos de prova que passaram por ensaios de frenagem realizados em um tribômetro e cujo desgaste foi avaliado pela técnica. Os resultados obtidos foram comparados aos obtidos através dos métodos da redução de massa e da medição 3D por apalpamento, o que validou a técnica como ferramenta viável para o propósito, já que apresentou resultados coerentes com os demais métodos além de proporcionar a vantagem de visualizar o perfil de desgaste e quaisquer outras imperfeições decorrentes do ensaio.
Abstract The present work is about the study and improvement of techniques to assist in the measurement and increased knowledge about the wear originated in the friction of automotive brake pads. The wear can be measured by evaluating the mass loss or thickness measurement. The objective here is to analyze the feasibility of employing a brake pad wear measurement method by using three-dimensional laser scanning as a tool. For that, probes were employed which were submitted to braking tests performed in a tribometer, the wear of which was evaluated with the aforementioned technique. The results obtained were put in contrast with those of mass loss and 3D probing measurement methods, which validated the technique as a viable tool for this purpose, since the results presented are consistent with those of the other methods besides having added the advantage of viewing the profile of wear and any other imperfections resulting from the test.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/39200
Arquivos Descrição Formato
000824704.pdf (1.595Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.