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Determinação das relações de transmissão para um protótipo Baja SAE

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Determinação das relações de transmissão para um protótipo Baja SAE

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Título Determinação das relações de transmissão para um protótipo Baja SAE
Outro título Determination of transmission ratios for a baja sae prototype
Autor Boeing, Roberto Valentino
Orientador Ferreira, Ney Francisco
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Mecânica.
Assunto Engenharia mecânica
[en] Baja SAE
[en] Competition vehicle
[en] Transmission ratio
Resumo O presente trabalho determina as relações de transmissão que melhoram, em provas específicas, o desempenho de um protótipo Baja SAE já existente. Os dados de entrada como torque e potência disponíveis, bem como a massa equivalente do próprio veículo, são determinados através de medições experimentais. Como resultado constata-se que o tempo mínimo para percorrer 30 metros é de 4,28 segundo e acontece para uma relação de transmissão de 8,72:1, enquanto que a máxima velocidade final em 100 metros é de 59,65 km/h e acontece para uma relação de transmissão de 3,73:1. Para validar o método, os valores atuais de tempo e velocidade do veículo são medidos e calculados para serem comparados entre si. Também é analisado o desvio no valor da relação ideal, quando alterada a massa equivalente do protótipo, mostrando sua baixa sensibilidade a esta condição.
Abstract The purpose of the current project is to determine transmission ratios that improve, in particular competitions, performance for a prototype vehicle model “Baja SAE” already built. The input data, torque and power available as well equivalent weight of the prototype vehicle, have been measured in the tested vehicle by instrumentation. Results shows that the minimum time for the prototype vehicle to run 30 meters would be 4,28 seconds with the transmission ratio 8,72:1, while the maximum speed achieved in 100 meters would be 59,65 km/h with the transmission ratio 3,73:1. To validate the method developed, time and speed have been measured in the prototype vehicle and compared with the calculated ones. Also, has been analyzed the ideal transmission ratio variation when changing the prototype vehicle equivalent weight, showing that the method has low sensibility with equivalent weight changes.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/39201
Arquivos Descrição Formato
000824718.pdf (1.211Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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