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Estudo sobre a lealdade e satisfação dos sócios do Sport Club Internacional

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Estudo sobre a lealdade e satisfação dos sócios do Sport Club Internacional

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Título Estudo sobre a lealdade e satisfação dos sócios do Sport Club Internacional
Autor Barbachan, Leonardo Rassier
Orientador Silveira, Teniza da
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Lealdade do consumidor
Pesquisa de satisfação
Satisfação do consumidor
Sócio
Sport Club Internacional.
[en] Loyalty
[en] Loyalty research
[en] Marketing
[en] Satisfaction
[en] Satisfaction survey in football clubs
Resumo Neste trabalho mensura-se a lealdade e satisfação dos sócios do Sport Club Internacional. O objetivo do trabalho foi avaliar o nível de satisfação e o grau de lealdade dos sócios, pois se acredita que estas informações sejam de grande valia para que se crie um relacionamento duradouro entre os associados e o clube. Para mensurar a lealdade e a satisfação foi feita uma pesquisa, dividida em duas etapas: uma qualitativa e outra, quantitativa. Na etapa qualitativa foram utilizadas entrevistas em profundidade para identificação de dimensões relevantes para que se pudesse avaliar a lealdade e a satisfação dos sócios. Na etapa quantitativa, utilizou-se um questionário formulado a partir dos dados levantados na primeira etapa para que se obtivessem as respostas da amostra estatisticamente representativa de associados do clube. Nas duas etapas a ferramenta da Internet foi utilizada para a coleta dos dados. As respostas do questionário mostraram o grau de lealdade e satisfação dos sócios, sendo possível identificar quando sócio é mais leal ao clube, em que pontos o associado sente-se satisfeito e quais as dimensões a serem melhoradas.
Abstract This work evaluated to loyalty and satisfaction of members of the Sport Club Internacional. The objective of this study was to evaluate the level of satisfaction and degree of loyalty of members, because it is believed that this information is valuable in order to create a lasting relationship between members and the club. To measure the loyalty and satisfaction it was done a research, divided into two stages: qualitative and quantitative. In the qualitative in-depth interviews were used to identify relevant dimensions so they could gauge the loyalty and satisfaction of members. In the quantitative phase, we used a questionnaire formulated from data collected in the first step to obtain the answers that are statistically representative sample of members of the club. In both stages Internet has been the tool used for data collection. The questionnaire responses showed the degree of loyalty and satisfaction of members, making it possible to identify when a partner is more loyal to the club, in which points the associated are satisfied, and what the dimensions to be improved.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/39245
Arquivos Descrição Formato
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