Repositório Digital

A- A A+

Desafios e especificdades da preparação física no futebol e sua relação com o calendário competitivo

.

Desafios e especificdades da preparação física no futebol e sua relação com o calendário competitivo

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Desafios e especificdades da preparação física no futebol e sua relação com o calendário competitivo
Autor Pereira, Júlio da Silva Sosa
Orientador Peyré-Tartaruga, Leonardo Alexandre
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Assunto Futebol
[en] Competitive calendar
[en] Physical training
[en] Soccer
Resumo Este trabalho tem como objetivo trazer à luz da discussão e da compreensão científica algumas especificidades e alguns desafios que envolvem o desenvolvimento do condicionamento físico de futebolistas profissionais e sua relação com o calendário competitivo dos clubes de elite do Brasil. E motiva-se pela preparação física constituir um importante fator de desempenho na performance de uma equipe. Na intenção de cumprir este objetivo, optou-se por um tipo de pesquisa cuja metodologia é sustentada numa revisão de literatura e documental através da qual se procurou delinear o tema. Com os dados obtidos no referencial teórico estudado, constatou-se que a temporada ocupa praticamente 11 meses do ano, onde o planejamento e a execução de um programa de treinamento tornam-se dificultados, com o acúmulo de competições, e de jogos semanais. Então, sugere-se que a temporada seja reorganizada e que tenha um número máximo de 60-65 jogos por ano.
Abstract The objective of this study is to discuss and to understand in scientific basis some specificities and challenges related to professional players physical conditioning development and the Brazilian elite teams competitive calendar and motivations toward to physical training that constitute an important factor for the team performance. To satisfy this objective a qualitative research was chosen sustained by the documental and literature review. Found from the research gathered, was that the competitive calendar has about 11 months, becoming difficult to planning and to execute a training program, due to many competitions and games per week and it is suggested a season reorganization with about 60-65 matches a year.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/39259
Arquivos Descrição Formato
000825116.pdf (578.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.