Repositório Digital

A- A A+

Ativação do bíceps braquial no exercício remada baixa com diferentes pegadas

.

Ativação do bíceps braquial no exercício remada baixa com diferentes pegadas

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Ativação do bíceps braquial no exercício remada baixa com diferentes pegadas
Autor Figueiredo, Rodrigo de
Orientador Pinto, Ronei Silveira
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Assunto Eletromiografia
Remo
Resumo A remada baixa é um exercício com o objetivo de trabalhar os músculos dorsais, no entanto, outros músculos, como os flexores do cotovelo, têm participação significativa. A variação do exercício ocorre apenas na posição do antebraço, podendo ser supinada, neutra e pronada. Estudos têm mostrado que o músculo Bíceps Braquial (BB) é sensível às modificações de posição do antebraço, ele é um dos músculos que executa a flexão do cotovelo, no entanto apresenta uma ativação elétrica diferente da dos outros músculos que também fazem a flexão, isso ocorre porque o BB possui função de flexor e supinador nas articulações do cotovelo e radioulnar respectivamente, além de ter sido apresentada em alguns estudos a função de abdutor na articulação do ombro. O presente estudo, através de uma revisão de literatura científica investiga o nível de ativação do músculo bíceps braquial no exercício remada baixa utilizando as pegadas, supinada, neutra e pronada. Tem como objetivo verificar na literatura científica os efeitos das diferentes pegadas (supinada, neutra e pronada) no exercício remada baixa na ativação do músculo BB. Inclui uma pesquisa de revisão bibliográfica e apresentação de informações retiradas de referências de cunho científico. Apresenta descrição da execução e variação do exercício, uma análise cinesiológica da remada baixa, uma revisão das articulações e músculos envolvidos e a implicância na mudança da posição da radioulnar na ativação do bíceps braquial através das pesquisas científicas atuais. Demonstra através de referências a função do bíceps braquial e a importância deste no exercício. Apresenta a função do músculo no exercício através do uso da eletromiografia num estudo descritivo. O estudo pode concluir que ao se executar o exercício com a pegada supinada, o BB terá maior nível de ativação e, conseqüentemente, sua posição mais favorável para a produção de força. Na posição neutra sua ativação é pouco mais baixa que na anterior, já na pegada com o antebraço pronado terá seu nível de ativação muito reduzido, exigindo assim, uma compensação dos outros flexores do cotovelo no exercício.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/39336
Arquivos Descrição Formato
000825410.pdf (881.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.