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dc.contributor.advisorBittencourt, Rita Lenira de Freitaspt_BR
dc.contributor.authorSieczkowski, Izadora Netzpt_BR
dc.date.accessioned2012-04-20T01:22:10Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/39337pt_BR
dc.description.abstractO uso da linguagem pictórica em narrativas data de tempos ancestrais e ainda encontra espaço em manifestações artísticas contemporâneas. Mesmo assim, há muito preconceito associado às obras que se utilizam de imagens para contar histórias. Frequentemente relacionados ao entretenimento para crianças e adolescentes, cultura de massas ou no máximo um recurso didático sem muita profundidade, um mero texto ilustrado. Contudo, o universo dos quadrinhos, graphic novels e da arte sequencial é muito mais complexo do que se pode imaginar. Articulando diferentes tipos de linguagem como a visual e a escrita, as obras deste tipo de expressão artística propiciam uma experiência única ao leitor além de diversas possibilidades de expressão para o artista quadrinista. Neste trabalho procuramos desenvolver propostas de análise interdisciplinar de três obras que consideramos significativas para a produção e desenvolvimento da arte sequencial: Um contrato com deus (1995) de Will Eisner, Maus (1992) de Art Spiegelman e Asterios Polyp (2009) de David Mazzucchelli. Através destas propostas de análise buscamos mostrar caminhos de leitura que podem ser feitos ao abordar tais obras, enfatizando a necessidade de se entender a arte sequencial através de um estudo interdisciplinar que investigue os elementos compositivos, tantos os visuais quanto os “não visuais” (escrita) dessa expressão artística e o modo como estes se articulam na construção de sentidos. Mostraremos como os mais elementares componentes visuais, tais como o tipo de traço, ou ainda a utilização e a escolha das cores contribuem, em diversos níveis, para a construção de sentidos e, como os estudos, sobretudo aqueles que como este estão inseridos no campo dos estudos interdisciplinares da literatura comparada, devem atentar a estas especificidades. Pretendemos, assim, contribuir para os estudos da arte sequencial ao apresentar uma proposta de abordagem interdisciplinar que busque entender essa expressão artística em sua dimensão. Deste modo, acreditamos que este trabalho também vem a contribuir para afirmar a posição dos quadrinhos e graphic novels enquanto expressão artística e reforçar a necessidade do desenvolvimento de estudos acadêmicos que procurem aprofundar-se em seu nem tão aparente complexo universo.pt_BR
dc.description.abstractThe use of pictorial language in narratives comes from ancient times and still finds space in contemporary art forms. Yet there is a lot of prejudice associated to works that use images to tell stories. Often related to entertainment for children and teenagers, mass culture or at most a teaching resource without much depth, a mere illustrated text. However, the world of comics, graphic novels and sequential art is much more complex than one might imagine. Linking different types of language such as visual and written language, works of this kind of artistic expression provide a unique experience to the reader as well as different possibilities of expression for the comic artist. In this paper we develop proposals for interdisciplinary analysis of three works that we consider significant for the production and development of sequential art: A Contract with God (1995) by Will Eisner, Maus (1992) by Art Spiegelman and Asterios Polyp (2009) by David Mazzucchelli. Through the analysis of these proposals we aim at showing ways of reading that can be made in dealing with such works, emphasizing the need to understand the sequential art through an interdisciplinary study to investigate the compositional elements, both the visual and the "non-visual" of this artistic expression and how these are articulated in the construction of meaning. We seek to show how the most basic visual components, such as the type of stroke, or the use and choice of colors contribute, in varying degrees, to the construction of meaning and, as the studies, especially those inserted into the field of interdisciplinary studies of comparative literature, should pay attention to these specificities. We intend to; therefore, contribute to the study of sequential art by presenting a proposal for an interdisciplinary approach that seeks to understand this artistic expression in its dimension. Thus, we believe this work also is contributing to affirm the position of comics and graphic novels as an artistic expression and the need to strengthen the development of academic studies that seek to deepen into their not so apparent complex universe.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLiteratura comparadapt_BR
dc.subjectSequential arten
dc.subjectHistória em quadrinhospt_BR
dc.subjectComparative literatureen
dc.subjectGraphic novelsen
dc.subjectGraphic novelspt_BR
dc.subjectComicsen
dc.titlePara além dos quadrinhos e graphic novels : os estudos literários e visuais em diálogopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000824223pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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