Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSchlatter, Margaretept_BR
dc.contributor.authorConceição, Janaína Vianna dapt_BR
dc.date.accessioned2012-04-20T01:22:11Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/39340pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho discute as práticas de sala de aula de um curso de teatro do Programa de Português para Estrangeiros da UFRGS, no qual foi criada, ensaiada e apresentada uma peça baseada em uma lenda selecionada pelos alunos e adaptada por eles para a encenação. O objetivo do trabalho é descrever as atividades desenvolvidas ao longo do curso focalizando quais aspectos da língua oral foram trabalhados e de que maneira. Inicio a discussão, discorrendo sobre as características dos gêneros orais e seu ensino na língua materna e adicional, problematizando o fato de que, geralmente, no ensino de línguas trabalha-se muito com o gênero oral “discussão sobre o tema da aula” com o colega, não se abordando outros interlocutores e outros gêneros orais. Em seguida, apresento o contexto da pesquisa, descrevendo os objetivos do curso e explicitando os procedimentos metodológicos adotados. Foram observadas quinze aulas de quatro horas (total de 60 horas), e os dados foram registrados em um diário de campo e de gravações audiovisuais de jogos e exercícios que exploravam o trabalho corpóreo-vocal dos integrantes. Através da análise das atividades desenvolvidas em sala de aula, pude constatar que além do dito, trabalhava-se com as formas do dizer para expressar as intenções projetadas e construir a relação entre as personagens, lidando-se, além da linguagem verbal, com outras linguagens significativas para o gênero peça teatral, tais como as linguagens visual, musical, corporal e gestual. Os resultados podem contribuir para a formação de professores que queiram refletir sobre atividades de sala de aula relevantes para o ensino de gêneros orais públicos.pt_BR
dc.description.abstractThis work discusses the teaching practices of a theater course offered by the Program of Portuguese for Speakers of Other Languages, UFRGS. In the course observed a play was written, rehearsed and presented to an audience. The play was based on a legend which was selected by the students and adapted by them into a script. The aim of this paper is to describe the activities developed throughout the course, analyzing which aspects of oral language were taught and how they were practiced in class. First, the characteristics of oral genres and their teaching in mother and additional language classes are discussed. It is noted that, in most language classes, students work with the oral genre "discussion about the topic of the class" with classmates, and rarely do they engage in other oral genres with different interlocutors. In order to contextualize the study, the course objectives and the methodological procedures are presented. Fifteen four-hour classes (60 hours altogether) were observed, and the data were registered in field diaries and audio-visual recording of games and exercises that focused on the participants’ body language and vocal performance. The analysis of the activities developed in class shows that the work developed in class focused not only on what the participants said, but also on the way they said it in order to express certain intentions and build the characters’ relationship. Therefore, besides practicing their verbal abilities, students practiced other languages that are significant to the genre “theater performance”. The results of this study can help language teachers to plan classes and activities to develop their students’ performance in public oral genres.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLingua portuguesa (lingua estrangeira)pt_BR
dc.subjectPortuguese as an additional languageen
dc.subjectOralidadept_BR
dc.subjectOral genresen
dc.subjectPlaysen
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectSpeakingen
dc.titleO ensino de gêneros orais públicos : o que o teatro tem a ver com isso?pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000824235pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Língua Moderna: Inglês: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples