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O ensino de línguas adicionais na modalidade a distância : a elaboração do Manual do Professor CEPI

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O ensino de línguas adicionais na modalidade a distância : a elaboração do Manual do Professor CEPI

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Título O ensino de línguas adicionais na modalidade a distância : a elaboração do Manual do Professor CEPI
Autor Lemos, Fernanda Cardoso de
Orientador Schlatter, Margarete
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Licenciatura.
Assunto Ensino de línguas
Formação de professores
Práticas pedagógicas
[es] Enseñanza de lenguas adicionales a distancia
[es] Formación de profesores
[es] Prácticas pedagógicas
Resumo Este trabalho busca tratar de dois temas principais: ensino de línguas adicionais na modalidade a distância e formação de professores. Mais especificamente, o interesse de investigação desta monografia recai sobre a formação de professores nas práticas pedagógicas cotidianas no curso CEPI, Curso de Espanhol-Português para Intercâmbio, que tem como objetivo preparar o estudante para a experiência de intercâmbio e antecipar sua participação linguística, cultural e acadêmica na universidade e no país de destino, criando um contexto a distância para o uso da língua para compartilhar com colegas a resolução de tarefas diretamente relacionadas ao intercâmbio (SCHLATTER, BULLA & GARGIULO, 2009). Visto que uma das questões relacionadas à modalidade a distancia que impacta diretamente nas práticas pedagógicas do professor é sua capacitação técnica e o conhecimento do ambiente virtual de aprendizagem, busco contribuir para a formação de novos professores CEPI, a partir do processo de elaboração de uma ferramenta voltada para auxiliar suas práticas: um manual do professor que responda a questionamentos técnicos e administrativos do ambiente virtual e também discuta as práticas pedagógicas nessa modalidade de ensino. Para tanto, seguem-se os pressupostos teóricos da pesquisa-ação, que, enquanto investigação realizada por professores que pretendem buscar respostas para os problemas práticos verificados em sala de aula, tem sido defendida como meio de promover consciência e mudanças das práticas educacionais (MOITA LOPES, 1996). Ao refletir sobre a formação de professores na prática docente, verifica-se, com este trabalho, que as ações de reflexão, concomitantes à prática pedagógica, beneficiam a formação do professor e, muito além disso, o tornam capaz de auxiliar na formação de novos professores.
Resumen Este trabajo busca tratar de dos temas principales: enseñanza de lenguas adicionales en la modalidad a distancia y la formación de profesores. Más específicamente, el interés de investigación de esta monografía recae sobre la formación de profesores en las prácticas pedagógicas cotidianas en el curso CEPI, Curso de Español-Portugués para Intercambio, que tiene como objetivo preparar el estudiante para la experiencia de intercambio y anticipar su participación linguística, cultural y académica en la universidad y en el país de destino, creando un contexto a distancia para el uso de la lengua para compartir con colegas la resolución de tareas directamente relacionadas al intercambio (SCHLATTER, BULLA & GARGIULO, 2009). Visto que una de las cuestiones relacionadas a la modalidad a distancia que impacta directamente en las prácticas pedagógicas del profesor es su capacitación técnica y el conocimiento del ambiente virtual de aprendizaje, busco contribuir para la formación de nuevos profesores CEPI, a partir del proceso de elaboración de una herramienta para auxiliar sus prácticas: un manual del profesor que conteste a cuestionamientos técnicos y administrativos del entorno virtual y también discuta las prácticas pedagógicas en esta modalidad de enseñanza. Para tanto, sigo los presupuestos teóricos de la investigación-acción, que, en cuanto investigación realizada por profesores que pretenden buscar respuestas a los problemas prácticos verificados en clase, es defendida como medio de promover consciencia y cambios de las prácticas educacionales (MOITA LOPES, 1996). Al reflexionar sobre la formación de profesores en la práctica docente, verifica-se, con este trabajo, que las acciones de reflexión, concomitantes a la práctica pedagógica, benefician la formación del profesor y, mucho más allá de eso, le tornan capaz de auxiliar en la formación de nuevos profesores.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/39418
Arquivos Descrição Formato
000823918.pdf (35.04Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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